Diário de Curitiba

Procon-PR alerta sobre golpe por transferências do PIX

Foto: Divulgação/AEN

O Procon-PR, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, alerta o consumidor sobre os cuidados que devem ser tomados com os golpes, agora através do PIX.O PIX é um meio de pagamento eletrônico do Brasil lançado oficialmente em outubro de 2020.

O crime relacionado ao PIX funciona quando algum golpista consegue invadir a conta do WhatsApp (seja por algum link que o usuário entrou ou algum dado pessoal que foi disponibilizou por alguma mensagem ou ligação) e manda mensagem para seus contatos pedindo alguma transferência via PIX.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

“Para evitar essa situação os cuidados devem ser redobrados com os pedidos de dinheiro através de mensagens pelo celular. Deve-se sempre checar a autenticidade do solicitante”, afirma o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney leprevost.

A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, destaca que as transferências pelo PIX são feitas em até 10 segundos e isto dificulta e muito reverter a situação. “Em casos de dúvidas sobre a garantia de seus direitos, orientamos que o consumidor procure o Procon-PR”.   

CANAIS PARA ATENDIMENTO

consumidor.gov.br
faça aqui sua reclamação  – se a empresa reclamada não estiver na plataforma consumidor.gov.br
escreva procon

Sair da versão mobile