Ícone do site Diário de Curitiba

Fiscalização interrompe culto com mais de 2,5 mil pessoas em igreja evangélica em Curitiba

Foto: Reprodução/Reportagem Globo

Uma operação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) interrompeu um evento de uma igreja evangélica, na Avenida do Batel, em Curitiba, no início da noite desta quarta-feira (24). De acordo com a Polícia Militar, que acompanhou a operação, mais de 2,5 mil pessoas participavam do culto.

A celebração, denominada “Noite de Abraão”, acontecia em uma unidade da Igreja Mundial do Poder de Deus no bairro Batel e desrespeitava as regras contra o contágio da Covid-19 na cidade. A igreja, que tem templos espalhadas em todo o país, pertence ao pastor Valdemiro Santiago, amigo próximo de Jair Bolsonaro e que chegou a ganhar passaporte diplomático do presidente.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

“Duas denúncias foram feitas: uma no 190, da Polícia Militar, e outra no 156, da Prefeitura de Curitiba. Cerca de 2,5 mil pessoas estavam reunidas, desrespeitando os protocolos de saúde. Elas dispersaram quando a polícia chegou”, disse ao portal Bem Paraná o cabo Everson Estácio.

Os responsáveis pelo evento receberam multas, que somadas dão R$150 mil. Foram três notificações no valor de R$ 50 mil cada: por promoção de eventos, aglomeração e falta de distanciamento.

O promotor do evento foi identificado e encaminhado para termo circunstanciado, onde vai responder também na parte criminal.

Bandeira laranja

Em um decreto, publicado nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Curitiba determinou o retorno da bandeira laranja – que indica nível de alerta para a pandemia do novo coronavírus.

Com a medida, estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, como casas de shows, circos, teatros, cinemas e museus, voltam a ficar proibidos.

As práticas esportivas coletivas em praças e demais bens públicos ou privados, incluídos os condomínios e áreas residenciais, também não são mais permitidas.

Outros locais, como shoppings e restaurantes, só podem funcionar de segunda a sábado – ficando autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery.

O decreto entra em vigor na quinta-feira (25). Conforme a prefeitura, a medida vale por 14 dias, podendo ser prorrogada dependendo do comportamento da pandemia na cidade.

Atualmente, a taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital curitibana, por conta da alta dos casos de Covid-19, é de 93%.

Sair da versão mobile