Diário de Curitiba

Matinhos anuncia ‘medidas severas’ para conter avanço da Covid-19

Foto: AEN/PR

Em apenas 55 dias, a Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos, no litoral do Paraná, quase dobrou o registro de casos confirmados com o novo coronavírus. Por conta disso, a Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, convocou uma reunião com o secretariado e órgãos da administração municipal nesta quarta-feira (24), e anunciou as medidas que serão tomadas pelas próximas duas semanas, frente ao atual momento da pandemia de Covid-19.

As autoridades decidiram que adotarão medidas mais severas para os próximos 14 dias, com maior fiscalização ao cumprimento dos protocolos de combate e prevenção à doença, sobre o distanciamento social, da higienização das mãos, uso de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras e toque de recolher.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Foi repassado aos presentes o relatório de avaliação situacional da doença no município. De acordo com os dados fornecidos, em apenas 55 dias de 2021, o número de casos em Matinhos atingiu praticamente o dobro de todas as ocorrências de 2020 na cidade. Até o dia 31 de dezembro do ano passado, foram 894 casos e 27 mortes. De 1º de janeiro a 24 de fevereiro, foram 600 casos e 9 óbitos. Até aqui, Matinhos contabilizou 1554 ocorrências e 36 mortes.

O prefeito Zé da Ecler pediu o apoio das forças de segurança na fiscalização ao cumprimento das determinações, além do apoio dos comerciantes, empresários e moradores da cidade. O secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, disse que diante da situação, medidas impopulares se fazem necessárias neste momento. O procurador do Município, Ronysson Pontes, reforçou que essas medidas serão cumpridas em Matinhos.

A procuradora do Ministério Público, Dra. Carolina Dias Aidar de Oliveira, destacou a necessidade da população respeitar as medidas de prevenção ao Coronavírus. José Carlos Abreu, diretor da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, responsável por todo o nosso litoral, chamou a atenção para a situação do Hospital Regional do Litoral, que centraliza as internações por Covid na região.

Segundo o relatório, entre os dias 17 e 23 de fevereiro, a UPA Praia Grande registrou uma média de 400 pacientes – dentre casos de Covid e atendimentos habituais – a cada 24 horas. Os atendimentos no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes também registraram uma avaliação, com média de 140 pacientes a cada 24 horas. Entre os atendidos, foi identificado um elevado percentual de moradores de Pontal do Paraná, Guaratuba, Curitiba e Região Metropolitana, além de habitantes de municípios do Norte do Paraná.

Até aqui, o Município recebeu doses apenas para a vacinação dos profissionais da rede de saúde pública, idosos acima de 90 anos e parte dos idosos com 89 anos. O relatório também lembra que a vacinação não confere ao paciente imunidade absoluta ao vírus.

Acompanharam a reunião representantes de todas as secretarias, Guarda Municipal e Vigilância em Saúde. Ainda estiveram presentes no encontro Polícia Militar, Polícia Civil, representantes de ACIMA, a Associação Comercial de Matinhos, comerciantes e vereadores.

Logo depois, o prefeito participou da reunião virtual com os integrantes da AMLIPA, a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná. Aos outros chefes de Executivo da região, Zé da Ecler informou sobre a decisão tomada pela Prefeitura de Matinhos de se adotar medidas mais severas de prevenção à Covid-19.

Sair da versão mobile