Diário de Curitiba

Nível dos reservatórios da RMC cai em março pelo terceiro ano consecutivo

Barragem do Iraí receberá reforço do Rio Capivari – Foto: Sanepar

O nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) ficou em 61% em março de 2021. Foi o nível mais baixo registrado no mês desde 2010, ano em que a Sanepar passou a fazer medição mensal das barragens. Em 2020, a média em março foi de 69% e, em 2019, de 93%.

Nesta primeira semana de abril o índice está ligeiramente abaixo dos 60%. Nesta segunda-feira (5) a marca era de 59,82%. Os resultados de março e do início de abril contabilizam um volume de chuva menor do que o esperado, segundo relatório divulgado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Essa realidade se espelha em todo o Paraná, com maior intensidade em algumas regiões.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

A tendência é de que o outono seja mais seco neste ano, conforme os estudos meteorológicos, com chuvas abaixo da média para o período. Esse clima deve se estender até meados do inverno.

“A maior probabilidade ainda é de um cenário com pouca precipitação e com alta irregularidade em sua distribuição espacial para este período, em grande parte do Paraná. Com isso, o cenário segue desfavorável para a ocorrência de chuva acima da média no Estado nos próximos três a seis meses”, aponta o relatório do Simepar.

O instituto informa ainda que a previsão para este mês é de significativa diminuição na precipitação esperada em especial na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e em partes do Norte Pioneiro.

Para fazer frente a este cenário, a Sanepar está realizando uma série de ações como a antecipação da obra de transposição do Rio Capivari, em Colombo, que irá incrementar 713 litros de água por segundo à Barragem do Iraí, que compõe o SAIC. Essa obra estava prevista no Plano Diretor para implantação em 2025, mas em função da crise hídrica a Sanepar está antecipando parte do projeto.

Mesmo com a flexibilização do rodízio em Curitiba e Região Metropolitana, a orientação da Companhia é para que a população continue adotando medidas de economia, com o uso racional da água.

RODÍZIO – A Sanepar iniciou em março um novo modelo de rodízio de abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana. São 60 horas de fornecimento e 36 horas com suspensão. Os bairros passaram a ser divididos em quatro grupos, com cerca de 900 mil de pessoas em cada.

Colaboração AEN/PR

Sair da versão mobile