Ícone do site Diário de Curitiba

PRIMEIROS PASSOS

Você conhece aquelas sensações de quando ia fazer algo importante pela primeira vez? O frio na barriga, as mãos suando e o coração acelerado? Pode acontecer antes de um encontro, entrevista, evento, no momento de apresentar uma ideia ou defender uma causa.

Isso seria pânico? Ansiedade? Preocupação? Na maioria das vezes, não. É o medo natural, a inquietação com o desconhecido e serve para a autoproteção. Porém, dentro de você, existe uma força que vence todas as suas aflições. Todos os recursos pessoais que temos ficam disponíveis para esse momento. Você é motivado pela sua sabedoria interior (intuitiva) e coragem, assim, segue em frente, superando seus medos — e é por isso que dá o seu melhor! 

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

E hoje, é a minha “estreia”: o início do blog Finanças com Romulo Daniel, em parceria com o jornal O Diário de Curitiba.

O meu propósito é estimular leitores e leitoras a realizarem escolhas conscientes e terem mais sustentabilidade financeira.

Fiquem ligados nos textos para ler conteúdos de valor, dicas, opiniões e orientações sobre o mundo das finanças. 

Dito isso, hoje compartilho com vocês um pouco sobre finanças na juventude! Quando converso com estudantes, vários me perguntam: “Como começo a me organizar com dinheiro?”

Eu comecei a trabalhar enquanto estudava no ensino médio, e já percebia que a família não tinha como arcar com minhas despesas de jovem “quase” adulto. Por essa razão, fui aprender na prática a lidar com a organização de meu dinheiro, num processo de acertar e errar, avaliar e fazer melhor na próxima vez.

Atualmente, a maioria dos jovens que já geram renda – por meio de estágio remunerado ou por bolsas em projetos de extensão – recebem em torno de meio salário mínimo (R$550,00). Porém, aparecem muitas vontades e desejos, que esse valor não consegue suprir. Assim, os empréstimos podem parecer uma boa alternativa e, ao realizar o primeiro, o segundo e o terceiro são quase inevitáveis. Como consequência, o jovem desencadeia hábitos negativos de endividamento. 

Para evitar que essa bola de neve se torne uma avalanche incontrolável, pense nas seguintes perguntas antes de realizar uma compra: “Qual é a minha situação financeira no momento?”, “Isso é realmente necessário?”, “Vou precisar desse item daqui 1 mês?”. Essas questões são essenciais para ter autocontrole e, assim, você evita gastos desnecessários. Além disso, confira a lista com outras 7 dicas que aprendi na prática que irão ajudar você a se organizar financeiramente: 

• Buscar opções alternativas para gerar renda;

• Evitar a realização de empréstimos;

• Manter reservas financeiras;

• Manter atualizada uma planilha com gastos fixos e variáveis; 

• Estimular o planejamento financeiro na família;

• Solicitar orientação financeira com um profissional da área;

• Celebrar as pequenas vitórias e ter perseverança.

Sair da versão mobile