Diário de Curitiba

Nova rotina, velhos hábitos?

Por: Patrícia da Paz

Nova Rotina, Velhos Hábitos…

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Estamos chegando ao meio do ano de 2021, mais de 15 meses de pandemia, lockdown, isolamento social, home office, homeschooling, home sweet home, será?

Assim poderia ser, mas como viver levemente os novos hábitos, quando a insegurança alimentar, a insegurança social, e a insegurança de modo geral está na cabeceira da mesa, trazendo para as pessoas, muitas vezes um comportamento desgastante, altos e baixos de uma rotina, mesmo para quem não tem preocupações financeiras, e certamente  tem outros desdobramentos a resolver, causados pela pandemia. Isso tudo a nível mundial. A rotina mudou, a logística mudou, a dinâmica familiar, social, ocupacional, profissional e mudança diária, mas como seguem os velhos hábitos nisso? Os hábitos alimentares, como seguem? Então, trazer ou falar de algo leve, relevante e confortante para este momento?

E para contribuir, trago minhas vivencias destes últimos meses com os alimentos, plantar, colher, cozinhar, comer e partilhar. Eu encontrei maneiras diferentes de me conectar com o meu trabalho e comigo mesma, e também com a alimentação, e logo percebi o quanto isso traz segurança, autoconhecimento, e em dias de ansiedade, angustia e tristeza, passei a procurar através dos alimentos caminhos para melhorar. Não somente preparando pratos, mas, também, através de chás, sucos, consumindo folhas frescas ou apenas recebendo o aroma de tais espécies específicas, como o alecrim, a salvia e o manjericão, que tem efeitos calmantes e aromáticos, trazendo boas sensações. Por vezes, apenas de tocar e sentir tal perfume, consigo seguir para um momento da minha memória, e isso me ajuda muito. Então, deixo para vocês esta dica de se conectar com as ações que te trazem uma satisfação, pode ser plantando, colhendo, limpando os vasos, os canteiros, trocando floreiras de lugar, isso já me auxilia a pensar e resolver questões. E saio mais revitalizada. Depois, colho algumas folhas, e vou preparar uma massa, um sanduiche uma xicara de chá, e a vida segue.

Em outros momentos, estudo sobre novos meios de preparo, propriedades, novas descobertas, novas series sobre o assunto. Para o momento espero poder contribuir de alguma maneira com o meio onde eu vivo, mesmo que esteja em isolamento ou em espaço restrito, o que percebi é, que uma pequena atitude pode ter grandes dimensões em meu dia, te convido a transformar o seu.  

Deixo a receita de um chá para os dias de alimentar a alma e o corpo.

Ingredientes para uma xicara:

250ml de água

1 colher de chá de açafrão

1 colher de chá de mel ou melado

1 rodela de limão

2 a 3 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Em uma panela, leve a água, o açafrão, o limão, e quando começar a ferver, desligue, aguarde amornar, acrescente o mel ou melado e a folha de hortelã. Esta pronto.

Sair da versão mobile