Grupontapé segue na estrada com espetáculos e atividades formativas

Uberlândia-MG 16/11/2021 –

Depois de quase dois anos de isolamento, a Cia. mineira reencontra o público presencialmente com apresentações teatrais e atividades formativas.

Depois de quase dois anos sem contato presencial com o público devido à pandemia de Covid-19, o Grupontapé, Cia. teatral da cidade de Uberlândia, interior de Minas Gerais, colocou o pé na estrada e agora parte para sua segunda circulação, em novembro. Por meio do projeto “Grupontapé na estrada II” o grupo apresentou-se em Uberlândia-MG, no último dia 07, e agora fará a circulação do seu trabalho levando apresentações da peça Balaio Popular e atividades formativas para as cidades de Uberaba-MG (dias 18 e 19 deste mês), Contagem-MG, Sete Lagoas-MG e Leme-SP.

“Estamos levando um dos espetáculos mais tradicionais do Grupontapé, o Balaio Popular, que foi constituído com a linguagem de teatro de rua. Será uma grande emoção para todos os integrantes do grupo reencontrar o público em cada uma destas cidades”, comenta a atriz e cofundadora da Cia., Kátia Bizinotto.

O projeto “Grupontapé na estrada II” foi um dos projetos que o Grupo não quis alterar para o universo online durante a pandemia e, por isso, ele ficou suspenso até a retomada das atividades do setor cultural. Por acreditar que este dia chegaria e que seria importante esse encontro do Grupo com o público das cidades, levando arte e um pouco de alegria”, destaca o diretor de produção do Grupontapé, Rubem dos Reis.

Balaio Popular

Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

“Balaio Popular” é um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

A peça, que tem duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena, acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

Apoio
O projeto “Grupontapé na estrada II” tem o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e teve o patrocínio de diversas empresas, entre elas a Usina Uberaba que foi uma das incentivadoras, tendo contado também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba e com a produção local da Cia Circulando.

Serviço:
O quê: Projeto Grupontapé na Estrada II

Programação:

Uberaba-MG
Quando: 18 e 19 de novembro
Local das atividades: Escola Municipal Santa Maria. R. Marcos Lombardi, 140, bairro Santos Dumont, Uberaba (MG)

Dia: 18/11
17h30 – Oficina: O teatro na sala de aula

Dia: 19/11
13h30 – Espetáculo: Balaio Popular
15h – Palestra: Viver do que gosta, o melhor caminho!

Website: http://www.mfcomunica.com.br

Comentários

%d blogueiros gostam disto: