Facebook-f Twitter Instagram Youtube
Menu
  • Notícias
    • Curitiba
    • Paraná
    • RMC
    • Brasil
    • Mundo
    • Reportagens Especiais
      • À procura
  • Política e Economia
    • Últimas
    • Política
    • Economia
  • Opinião
    • Editoriais
    • Artigos
    • Colunistas
      • Camilla Gonda
      • Coluna do Meio
      • Diogo Tavares
      • Geissa Franco
      • Patricia Zeni
      • Ricardo Alcantara
      • Rui Bittencourt
      • Uma Vadia Qualquer
      • Valter Fernandes da Cunha Filho
    • Blogs
      • A Arte do Cool
      • AliMente
      • Autosofia
      • Etc & Tal
      • Falando de Comida
      • Finanças: com Romulo Daniel
      • Geek Impact
      • Marcelo Campelo
      • Onijà – luta é arte!
      • Sirlene Araújo
      • Toda Informação
  • Esportes
    • Futebol
    • Basquete
    • Futsal
    • Vôlei
    • Esportes a Motor
    • Esportes Olímpicos
    • Fórmula 1
    • Tênis
  • Bem Estar
    • Saúde e Beleza
    • Gastronomia
    • Turismo
  • Entretenimento
    • Televisão
    • Cultura
    • Cinema
    • Séries
  • Especiais
    • Conteúdo Publicitário
    • Notícias Corporativas
  • Web Stories
Search
Close

Curitiba   RMC   Paraná   Opinião   Política   Esportes   Economia   |

Facebook-f Twitter Instagram Youtube
  • Notícias Corporativas

Construção Civil: setor se preocupa com qualificação da mão de obra

PorDINO
7 de junho de 2022
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Falar no setor de Construção Civil em tempos de pós-pandemia pode ser uma preocupação para muitos, principalmente considerando o cenário econômico que se avizinha, e se confirma, de inflação alta e redução de investimentos. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, em artigo publicado em fevereiro desse ano intitulado “Tendências para setor da Construção Civil em 2022”, mesmo não sendo fácil, com planejamento, é possível atravessar o ano com esperança de dias melhores.

O artigo pontua que apesar de toda a dificuldade imposta pela pandemia em 2021, o setor conseguiu encerrar os números no azul, com um crescimento que não se experimentava em dez anos, 7,6%. O encerramento desse quinto mês de 2022 confirma as tendências apontadas pelo Sebrae em fevereiro.

Obstáculos como alta da inflação, dados de abril apontam 12,13% em 12 meses, e aumento da taxa de juros até o final do ano, previstas também para passar de dois dígitos, preocupam. Bem como o início antecipado das discussões eleitorais, que vêm tumultuando o cenário, em todos os setores.

Mas para empresas que atuam em todos os segmentos do setor da construção civil, na verdade, já é momento de olhar para 2023. Para este ano, os problemas mapeados pelas estatísticas já eram praticamente certos.

Para o Diretor de Operações da Mabex Engenharia e Construções, engenheiro Rodrigo dos Santos Vaz, o real desafio para 2022 é algo que tem sido difícil de lidar, mesmo antes da pandemia. A qualificação de mão de obra, “seja nos cargos de gestão e liderança, seja na operação, seja na execução, ou seja, com pedreiros, carpinteiros entre outros, inclusive engenheiros, é uma realidade em todas as áreas. Voltando no tempo, dez, quinze anos, os profissionais de campo tinham uma qualidade de execução muito melhor e maior do que a atual. O mercado está escasso de mão de obra dedicada e qualificada, e este é o principal desafio na execução das obras e nas manutenções”, revelou o engenheiro.

Para além desta estratégia, é necessário lembrar dos ingredientes essenciais que permitem o alcance dos objetivos traçados e proveem possibilidades para alçar voos maiores. São eles: compromisso com a qualidade e excelência além do controle fiscal e tributário que devem ser impecáveis, permitindo a homologação em mais clientes e a participação em um maior número de obras. É assim que a construtora já está olhando para 2023, ano em que pretende se manter em um nicho de obras rápidas, reformas e pequenas intervenções, bem como manutenções preventivas e corretivas. Para o próximo ano, o planejamento é incrementar o nível de atuação explorando também o mercado imobiliário, prestando serviços com incorporadoras, declarou Rodrigo Vaz.

Ter em mente que custo, prazo e qualidade continuam sendo o foco para o setor da construção civil, e são as premissas básicas que compõe uma trajetória de sucesso, em 2023, com o início de um novo governo, há a expectativa de abertura de muitas lojas, tanto em shoppings como no varejo de rua. A construtora já espera pela demanda para adaptação de novos espaços, e implantação de novas lojas. Outros segmentos que também estão na mira do mercado são o industrial, hospitalar e educacional.

APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Um minuto, por favor… Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras, os ataques às instituições e produzir conteúdo de qualidade custa tempo e dinheiro. Se você gostou desse material e acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, com a quantia que puder. Faça uma doação!
APOIE!

Você pode gostar também!

Começa o 3º reforço, da vacina anticovid, para pessoas de 60 anos ou mais com imunossupressão, em Curitiba

1 de julho de 2022

Primeiro fim de semana da Oficina de Música tem mais de 30 eventos em Curitiba

1 de julho de 2022

Paraná aumenta isenção de ICMS de remédios e veículos para pessoas com deficiência

1 de julho de 2022

Paraná anuncia redução do ICMS sobre gasolina e energia elétrica de 29% para 18%

1 de julho de 2022

Com nova tributação, Procon-PR expede recomendação aos postos de combustíveis

1 de julho de 2022

Receita de PMEs cresce 17% com vendas on-line no Dia dos Namorados

1 de julho de 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Começa o 3º reforço, da vacina anticovid, para pessoas de 60 anos ou mais com imunossupressão, em Curitiba

    Começa o 3º reforço, da vacina anticovid, para pessoas de 60 anos ou mais com imunossupressão, em Curitiba

    1 de julho de 20221 de julho de 2022 Redação do Diário 0
  • Primeiro fim de semana da Oficina de Música tem mais de 30 eventos em Curitiba

    Primeiro fim de semana da Oficina de Música tem mais de 30 eventos em Curitiba

    1 de julho de 20221 de julho de 2022 Redação do Diário 0
  • Paraná aumenta isenção de ICMS de remédios e veículos para pessoas com deficiência

    Paraná aumenta isenção de ICMS de remédios e veículos para pessoas com deficiência

    1 de julho de 20221 de julho de 2022 Redação do Diário 0
  • Paraná anuncia redução do ICMS sobre gasolina e energia elétrica de 29% para 18%

    Paraná anuncia redução do ICMS sobre gasolina e energia elétrica de 29% para 18%

    1 de julho de 20221 de julho de 2022 Redação do Diário 0
  • Com nova tributação, Procon-PR expede recomendação aos postos de combustíveis

    Com nova tributação, Procon-PR expede recomendação aos postos de combustíveis

    1 de julho de 20221 de julho de 2022 Redação do Diário 0
  • Receita de PMEs cresce 17% com vendas on-line no Dia dos Namorados

    Receita de PMEs cresce 17% com vendas on-line no Dia dos Namorados

    1 de julho de 2022 DINO
  • Big Festival irá movimentar US$ 60 milhões na indústria de games

    Big Festival irá movimentar US$ 60 milhões na indústria de games

    1 de julho de 2022 DINO
  • De olho na digitalização, empresas brasileiras aumentam gastos em tecnologia

    De olho na digitalização, empresas brasileiras aumentam gastos em tecnologia

    1 de julho de 2022 DINO
  • Jogos podem servir como ferramentas de ensino no ambiente escolar

    1 de julho de 2022 DINO
  • Segurança dos funcionários é essencial para investigações de assédio em empresas

    Segurança dos funcionários é essencial para investigações de assédio em empresas

    1 de julho de 2022 DINO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique antenado as notícias da sua região com um conteúdo diário especialmente para você.

Junte-se a 1.602 outros assinantes

Logo Diário 500 x 100 sem fundo

EDITORIAS

Notícias

Política e Economia

Opinião

Esporte

Bem Estar

Entretenimento

Especiais

Web Stories

INSTITUCIONAL

Fale com o Diário

Expediente

Política de privacidade

Anuncie conosco

Apoie

AUDIÊNCIA DO DIÁRIO

  • 296.963 visitantes hoje

NEWSLETTER

Junte-se a 1.602 outros assinantes

© 2020 - 2022 - Diário de Curitiba. Todos os direitos reservados.

Facebook-f Twitter Instagram Youtube