Confira alguns lançamentos da Editora Todavia, do mês de Agosto.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
O mês de agosto chega recheado de lançamentos literários, e na Editora Todavia não seria diferente, nos mais diversos gêneros, os livros chegam às livrarias no dia 8 de agosto.
A MORTE DE VIVEK OJI, Akwaeke Emezi

Neste romance sobre amadurecimento, sexualidade, luto e amor, encontraremos termos inusitados, por todo o livro, além de elementos da cultura da Nigéria. A obra irá gerar reflexões no leitor que se deixar levar pela história, já no título sabemos que a vida de Vivek terá um fim, mas apenas adentrando o enredo saberemos em que circunstâncias e o significado dessa morte.
Autor: Akwaeke Emezi nasceu em 1987, na Nigéria. Identifica-se como ?gbanje (espírito intruso que nasce em forma humana e resulta em um terceiro gênero). Publicou Água doce e Pet.
No Canto dos Ladinos – Quito Ribeiro
No canto dos ladinos enfeixa e dá sentido a um conjunto de histórias que vão compondo um quadro muito original. São personagens que vivem em bairros afluentes, viajam para conferências no exterior, frequentam bons restaurantes. Um traço em comum é sua negritude. Outro, o fato de serem figuras difíceis de acomodar nos padrões sociais — e ainda racistas — do Brasil.
Na trama, o autor representa com maestria nossa vida social, a busca por uma ancestralidade cujos registros foram apagados pelos escravizadores, as tradições familiares, o espaço movediço dos negros que dispõem de recursos materiais mas que ainda assim estão sujeitos ao preconceito e à ofensa, todos estes elementos podem ser encontrados nessa história, em um texto que mistura ficção e realidade.
Autor: Quito Ribeiro nasceu em Salvador, em 1971. É compositor com dezenas de músicas gravadas por artistas como Gilberto Gil, Moreno Veloso, Roberta Sá, entre outros.
O Grande Deus Pã – Arthur Machen
Este clássico do terror, que influenciou grandes nomes como Lovecraft e Stephen King, começa com um cientista realizando uma pequena cirurgia cerebral em uma mulher, que tinha o objetivo de colocá-la em contato direto com o mundo espiritual. A tentativa fracassa e a mulher perde sua razão, o que surpreender o sr. Clarke, que havia topado assistir o procedimento.
Anos depois, Clarke ouve falar dos acontecimentos sombrios envolvendo uma mulher chamada Helen Vaughan. Um garoto, que a vê na floresta com um “estranho homem nu”, enlouquece. Uma vizinha de Helen aparece em casa seminua e transtornada após uma incursão na floresta com a amiga. A vizinha retorna para a floresta e nunca mais é vista.
A obra é um mergulho no sobrenatural e nos pavores da sociedade vitoriana, na qual Machen extrapolou os códigos sociais de sua época e revelou um tipo de horror que influenciaria uma geração de autores.
Autor: acontecimentos sombrios envolvendo uma mulher chamada Helen Vaughan. Um garoto, que a vê na floresta com um “estranho homem nu”, enlouquece. Uma vizinha de Helen aparece em casa seminua e transtornada após uma incursão na floresta com a amiga. A vizinha retorna para a floresta e nunca mais é vista.
Ideias em Confronto – Cecilia Helena de Salles Oliveira
Contada pela corte do Rio de Janeiro, a obra representa uma visão simplificada dos acontecimentos da Independência do Brasil, enfatizando a passividade da população, a ausência de reações violentas e a imposição de decisões por parte de uma elite conservadora, vem sendo questionada por vários historiadores, entre os quais a autora deste livro.
Ideias em confronto mostra a separação entre Brasil e Portugal do ponto de vista de uma luta travada por grupos políticos e interesses mercantis divergentes. Cecilia Helena de Salles Oliveira reconstitui episódios e destaca a ação de personagens ofuscados por figuras consagradas pela visão tradicional da Independência.
Autor: Cecilia Helena de Salles Oliveira é professora no Museu Paulista da USP, do qual foi diretora entre 2008 e 2012. É autora de 7 de setembro de 1822 e A astúcia liberal, entre outros.
A Outra Independência: Pernambuco, 18177 – 1824 – Evaldo Cabral de Mello
Publicado originalmente em 2004, este livro aborda o processo da Independência a partir de Pernambuco, que se destacou pela resistência contra o centralismo da corte do Rio de Janeiro e seu projeto de unificação do país.
Numa perspectiva diferente da que nos oferece a historiografia oficial, Evaldo Cabral de Mello reconstitui neste livro o processo de emancipação a partir da província onde se contestaram, mais do que em qualquer outra, as diretrizes impostas pela corte carioca. E mostra como em Pernambuco a Independência ficou polarizada pela competição entre dois programas políticos — o unitário, que viria a se tornar vitorioso, e o federalista, cujas aspirações eram incompatíveis com o formato do Estado brasileiro que se organizava no Sul e foi derrotado militarmente.
Autor: Diplomata e membro da ABL, Evaldo Cabral de Mello é autor, entre outros livros, de O negócio do Brasil: Portugal, os Países Baixos e o Nordeste, 1641-1669 (vencedor do Jabuti).