Diário de Curitiba

Guardas municipais de Curitiba entram em greve

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Os guardas municipais de Curitiba decidiram entrar em greve nesta terça-feira (08), por tempo indeterminado. A mobilização acontece, segundo o sindicato da categoria, pela incerteza dos guardas municipais em relação ao plano de carreira, que é ameaçado pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal (SMAP).

Em reunião nesta última segunda-feira (07), a categoria disse que se viu “perplexa com a apresentação realizada pelos representantes da secretaria”. De acordo com o sindicato, o Plano de Carreira da categoria está congelado há seis anos.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

A equipe da secretaria demonstrou para a categoria que pretende aplicar ao atual plano de carreira o mesmo mecanismo de crescimento das demais carreiras de serviço público municipal. A proposta é um crescimento a cada oito anos, restrito a 20% da categoria no caso de crescimento por desempenho e 5% por graduação.

O sindicato informa que os guardas municipais da capital possuem atualmente um dos piores pisos salariais entre carreiras de nível médio da Prefeitura, um dos piores vencimentos iniciais entre as Guardas Municipais da região metropolitana. A categoria alega péssimas condições de trabalho, aumento de atribuições e carreira congelada há seis anos.

A Prefeitura de Curitiba não se pronunciou sobre a paralisação até o fechamento desta matéria.

Sair da versão mobile