Diário de Curitiba

“Gaslight – Uma Relação Tóxica” homenageia Jô Soares em Festival de Curitiba

Foto: Lina Sumizono

Em duas apresentações no Guairão (05 e 06 de abril), na Mostra Lúcia Camargo do Festival de Curitiba, a peça Gaslight – Uma Relação Tóxica fez uma espetacular homenagem à Jô Soares. Gaslight foi o último trabalho dirigido pelo artista múltiplo, que teve notável carreira na televisão, literatura, cinema e teatro, sua maior paixão.

A história retrata um casal em conflito, vivido por Jack e Bella. Ele, que no início do casamento se mostrava doce e apaixonado, se revela impaciente e menos cordial após a alegação de que sua mulher sofre de algum desequilíbrio mental. Ela sente que está ficando louca, mas, ao buscar apoio do companheiro para lidar com a suposta doença, encontra apenas a resistência do homem, justificando não ter mais forças para lidar com a situação.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

O texto original é um blockbuster da Broadway, escrito por Patrick Hamilton em 1938. O título pode ser traduzido como manipulação, abuso emocional e violência psicológica. Junto com Giovani Tozi, Jô Soares teve a ideia de montar a peça assistindo ao filme “A Meia Luz”, de 1944. Para Tozi, Gaslight – Uma Relação Tóxica é a chance de ver seu trabalho vivo.

E quem assistiu pôde sentir essa presença do Jô nas falas, atuação dos atores, em tudo. Em linda homenagem, o quadro com a foto do artista é postado no cenário, levando o público a aplaudir fervorosamente. Um misto de emoção e alegria. A comédia também era trágica, pois o tema é deliciado, estava mais para tragicomédia. Fato é que, a peça entregou o que propôs Jô, a reflexão sobre um termo atemporal e de grande relevância que é Gaslight.

Confira fotos: Fotos Lina Sumizono

FICHA TÉCNICA

Bricabraque Produções e Tozi Produções. @bricabraqueproducoes

Texto: Patrick Hamilton. Tradução e Adaptação: Jô Soares e Matinas Suzuki Jr. Direção: Jô Soares e Mauricio Guilherme. Elenco: Erica Montanheiro, Giovani Tozi, Leandro Lima e Maria Joana. Direção de Produção: Priscila Prade e Giovani Tozi. Produção Executiva: Maria Meyer e Dani Agarelli. Figurinista: Karen Brusttolin. Cenógrafo: Marco Lima. Designer de Luz: César Pivetti.Trilha Sonora: Ricardo Severo. Fotografia: Priscila Prade. Direção de Arte Gráfica: Giovani Tozi. Assessoria de Imprensa: Fernanda Teixeira – Arte Plural. Assistente de Direção: Giovanna Donadio. Idealização: Giovani Tozi. Realização: Brica Braque e Tozi Produções.

Sair da versão mobile