
Sobrevivente foi mais uma obra espetacular da Mostra Lúcia Camargo no Festival de Curitiba. Com duas apresentações (05 e 06 de abril) no Teatro Zé Maria, a peça é a segunda parte da trilogia sobre histórias verídicas de mulheres, iniciada pela atriz Nena Inoue e o dramaturgo Henrique Fontes em “Para Não Morrer”, que rendeu a ambos o Prêmio Shell de 2019 e já foi assistida por mais de 40 mil pessoas.
Em Sobrevivente, Nena, que sempre soube ser descendente de japoneses, investiga as próprias origens por meio do teatro documental, reconstruindo sua história após descobrir, em 2020, uma ancestralidade indígena. Com a participação especial de seu filho, o também ator Pedro Inoue, que participa como ator e operador de cena, Nena revela o processo de investigação sobre essas origens e os apagamentos que algumas mulheres de sua família sofreram.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Em meio às cenas atuais, vão mostrando de forma não linear, o sofrimento das suas ancestrais, tentando sobreviver em um mundo machista e opressor. Nena explica que a ideia do espetáculo é jogar luz na “história vivida por várias de nós” e o teatro documental foi o caminho desta busca.
“Tive a descoberta recente de que minha avó era indígena, mas como eu não sabia, não conseguia acessar, porque essa história foi apagada. Quis contar minha história para mostrar os apagamentos que marcam a vida destas mulheres. Espero que as pessoas se contagiem a contar suas próprias”, declara Nena.
E a peça realmente é contagiante, emocionante, necessária. E para alegria de todos, a peça volta à Curitiba em breve, dando chance para quem não conseguiu ver nessa temporada do Festival. Fiquem atentos em nossos canais, que manteremos informações assim que confirmarem as datas do espetáculo.
Confira fotos: Fotos Humberto Araujo
FICHA TÉCNICA
Companhia Espaço Cênico.
Dramaturgia e Direção: Henrique Fontes. Atuação: Nena Inoue. Diretor Assistente / Ator Operador: Pedro Inoue. Direção de Texto: Babaya. Cenografia/Figurino/Adereços: Carila Matzenbacher. Iluminação: Marina Arthuzzi. Trilha Musical e Desenho de Som: Lilian Nakahodo. Voz Off: Dráusio Galante Cenotécnico: Nietzche. Vídeos e Registros: Trópico Audiovisual. Fotografia: Maringas Maciel. Designer Gráfico: Martin Castro. Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Platea Comunicação e Arte. Assistente de Produção: Mattheus Boeck. Direção de Produção: Marcos Trindade. Coordenação Geral: Nena Inoue. Realização: Teatroca e Espaço Cênico. Apoio Cultural: Teatro Guaíra, Padaria América, Baba Salim, UFPR e Centro Cultural Sistema FIEP. Incentivo: Bosch e Consórcio Servopa. “Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba”.