
A Equipe do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) está trabalhando na reconstrução da ponte de madeira na Rua Embaixador Hipólito de Araújo, sobre o Rio Belém, na Vila Torres. Os serviços começaram no dia 5 de junho e a previsão é de que sejam finalizados em uma semana.
Os trabalhos começaram pela retirada das estruturas e das madeiras do tablado que estavam desgastadas pela ação do tempo e continua agora com a restauração da base de concreto. Por fim, serão substituídos os pranchões do tablado e vigas da estrutura. A nova ponte terá 7,5 metros de comprimento e 9 metros de largura, as mesmas medidas da anterior.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
O local onde os serviços acontecem está sinalizado e os motoristas e pedestres devem redobrar a atenção ao circular pela região.
Para a coletora de materiais recicláveis Karla de Souza Oliveira, que mora e trabalha na via, a reconstrução da ponte dará fim à insegurança que ela vinha tendo na hora de fazer a travessia. “Estava perigoso e a gente tinha medo de passar, mas a ponte é caminho entre a minha casa e o trabalho, preciso dela para chegar com as crianças na creche, na unidade de saúde. Vai ficar bom a gente daqui está feliz”, contou Karla.
Curitiba é atravessada por diversos rios e córregos, o que torna necessárias as ações constantes de manutenção preventiva e corretiva em pontes e passarelas. Somente neste ano, entre janeiro e maio, a Prefeitura já recuperou ou instalou 34 pontes e passarelas em diferentes bairros. Nos últimos seis anos, foram realizadas melhorias em 920 estruturas, algumas metálicas e outras de madeira, de concreto ou mistas.