Ícone do site Diário de Curitiba

Tempo é rei em Curitiba

Foto: Divulgação

Texto de Cleber Fabiano

Um livro é capaz de agregar informação, história e arte? Posso provar que sim, e acrescentaria: narrativa, poesia, música, imagens, fotografias, cultura, registro da história não oficial tradição oral, fandango, congada, capoeira, religiosidade e muita ancestralidade. Pois assim é o livro “Tempo é Rei em Curitiba” de Mel e Kandiero, editora Humaitá, originalmente lançado em 2021, com segunda edição em 2023, em diálogo e representatividade com a proposta das Oralidades Afro-paranaenses e da Literatura Negra Brasileira.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

O leitor, os malungos, a capoeiragem, e todo o povo da rua são convidados a entrar na roda. E ao som dos tambores e berimbaus, tempos e espaços se convertem num caleidoscópio de emoções, sensações e experiências: uma mescla de quem somos como povos e indivíduos. Do panteão yorubá aos santos católicos, da filosofia ubuntu ao legado do matriarcado, da ancestralidade às crianças que reinam junto aos adultos; tudo contribui para a construção de um olhar afrocêntrico convidativo e inspirador. E nesse turbilhão de cantos, falas, gritos, silêncios, dores, cores, amores, uma pausa para admirar a tela “Congadas Curitibanas” de Raphaela Corsi que também assina a ilustração da capa: obras que devem circular em todos os recônditos desse país.

Para muito além do aqui exposto, o livro de Mel e Kandiero serve de referencial para ilustrar com propriedade, tanto na abordagem e tratamento dado ao tema, quanto pelo caráter artisticamente elaborado e sofisticado na junção de muitas artes que, publicações dessa natureza devem entrar em sintonia com o universo de seu leitor paranaense e brasileiro, respeitando e acreditando nas oralidades e na literatura negra de nosso país. Um livro artístico, informativo e amoroso com páginas de inspiração, potência e resistência. E, claro, com o devido protagonismo negro, afinal: O Tempo é Rei. “Para cada tristeza um canto de alegria ou de banzo”, pois “a nossa reza é dança, a nossa dança é luta, e o nosso canto é alma”.    


Serviço:  Lançamento do livro e sessão de autógrafos.  

“Tempo é rei em Curitiba” de Mel e Kandiero. Data: 10 de agosto de 2023 Horário: 18h.    

Local: Biblioteca Pública do Paraná Endereço: Rua Cândido Lopes, s/n Centro O livro estará à venda por R$30.  

Acesse a loja online https://www.humaitaeditora.com.br/


* Cleber Fabiano é doutor em Educação e diretor da Fatum Editora.

Sair da versão mobile