Ícone do site Diário de Curitiba

Programa Viver SUS Paraná recebe inscrições de estudantes universitários até 30/08

Estudantes universitários de Curitiba, Londrina e Guarapuava podem se inscrever gratuitamente para participar de um ciclo de vivências na rede pública estadual de saúde. É o evento Viver SUS Paraná, que entre os dias 20 a 28 de setembro promove, na Escola Latino-Americana de Agroecologia, na Lapa/PR, uma série de práticas sobre saúde popular e coletiva. Além de participar de Grupos de Vivências, com os quais serão realizadas visitas técnicas em diversos equipamentos da rede pública de saúde, os estudantes selecionados terão acesso a debates e formações sobre a realidade da rede de atendimento e sobre a importância de lutar por um serviço de saúde popular, integral e universal, de modo que seja construído também por movimentos populares. 

As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto e podem ser realizadas pelo link http://bit.ly/viversuspr. Toda a programação é gratuita e os participantes terão certificação da Escola de Saúde Pública do Paraná e da Fiocruz.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Dentre as atividades programadas para o evento, estão debates sobre a reforma psiquiátrica, importância do SUS, luta antimanicomial, movimentos sociais e saúde popular, mutirões em hortas medicinais e visitas técnicas no Hospital de Clínicas, Centros de Orientação e Aconselhamento, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial. A programação ainda conta com oficinas criativas e momentos de socialização entre os estudantes, sintetizando a ideia de que acesso à cultura é saúde também.

O Programa Viver SUS Paraná é uma iniciativa do Levante Popular da Juventude do Paraná, movimento social popular que luta pelos direitos da juventude da classe trabalhadora, como acesso à saúde, educação, teto, terra, arte e cultura; da AJF (Agenda Jovem Fiocruz), plataforma unificadora de iniciativas de pesquisa, educação, informação e comunicação em serviços de saúde; de coordenadoras do departamento de Enfermagem e Nutrição da UFPR; da Escola de Saúde Pública do Paraná; do CA de Enfermagem da UFPR; do CA de Serviço Social da Unicentro e do mandato vereadora Maria Leticia (PV).

“Serão dias intensos, em que os estudantes poderão vivenciar a realidade do atendimento em saúde e entender a importância da rede SUS por meio de formações não só teóricas, mas sobretudo políticas e históricas”, explica Ana Keil, uma das organizadoras do evento e militante do Levante Popular. Para a vereadora de Curitiba e única médica da Câmara Municipal, Maria Leticia (PV), essa é uma oportunidade única. “Passei quase 30 anos atendendo no sistema público de saúde e sei o impacto que o SUS tem na vida das pessoas. Como médica, posso dizer que essa é uma experiência fundamental para todo acadêmico”, comenta Maria Leticia. 

Os estudantes selecionados no Programa Viver SUS Paraná terão alimentação e alojamento gratuitos na Escola Latino Americana de Agroecologia, localizada no Assentamento do Contestado do MST, na Lapa. Um ônibus com saída programada para às 11h30 do dia 20 de setembro do Centro Politécnico – UFPR levará os estudantes até o local. Acadêmicos das cidades de Londrina e Guarapuava que não utilizarem o ônibus cedido pela organização do evento deverão providenciar seu deslocamento até a Escola Latino Americana de Agroecologia.

SERVIÇO

Projeto Viver SUS Paraná De 20 a 28 de setembro, na Escola Latino Americana de Agroecologia – Assentamento do Contestado MST – Lapa/PR

Inscrições até 30 de agosto pelo link: http://bit.ly/viversuspr

Mais informações: https://www.marialeticia.com.br/viversus

Sair da versão mobile