Diário de Curitiba

Mais de 200 alunos da Escola SEB Dom Bosco, em Curitiba, debatem política internacional em Simulação da ONU

Foto: Divulgação

Assuntos de urgência global como o desenvolvimento sustentável, o combate à fome e ao aquecimento global serão algumas das pautas discutidas pelos alunos da Escola SEB Dom Bosco, em Curitiba, na 11ª Simulação da ONUSEB promovida pela instituição. O evento vai contar com a participação de mais de 200 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que atuarão como delegados de 40 países, em debates inspirados nos fóruns da Assembleia Geral da ONU. A cerimônia de abertura ocorrerá na Assembleia Legislativa do Paraná no dia 31 de agosto e as simulações serão realizadas nos dias 01 e 02 de setembro na sede da escola.

O tema central do evento são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que protagonizam as discussões para cumprimento da Agenda 2030. Separados em comitês, os estudantes representarão países como Brasil, França, EUA, Rússia e Cuba. Este ano, as rodadas contarão com duas Agências Especializadas: a FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura; e o PNUD, Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento e erradicação da pobreza. Ao fim dos debates, as propostas são redigidas e encaminhadas para órgãos representativos, como universidades e ONGs.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

“É um evento acadêmico, no qual os alunos precisam conhecer muito bem as regras e os procedimentos de cada fórum, além de estudar os posicionamentos adotados pela política internacional dos países que vão defender, bem como conhecer características socioeconômicas e culturais, inclusive de vestimenta. Exige muita dedicação e pesquisa”, explica Roseni Rudek, coordenadora da Simulação da ONUSEB, que complementa: “São trabalhadas habilidades de oratória, negociação e estratégia”.

Durante as rodadas-teste realizadas em agosto, os estudantes participaram de oito comitês, alguns deles em português e outros em português e inglês. No Conselho de Segurança, eles debateram sobre a Guerra civil do Iêmen e apresentaram estratégias de apaziguamento e resolução para o conflito. Também discutiram sobre a insurgência do grupo fundamentalista islâmico Boko Haram em torno do Lago Chade, no continente africano.

Para o aluno João Victor Vendrametto, que tem 17 anos e está na 2ª série do Ensino Médio, o treinamento foi fundamental para desenvolver habilidades de argumentação:

“Desenvolvi habilidades de oratória e argumentação, e pude conhecer e compartilhar conhecimentos da geopolítica. Tive a oportunidade de estar com amigos e conhecer outros”, resume ele.

Caio Conrad, da 3ª série do Ensino Médio, ressalta, ainda, a importância da troca de experiências:

“O treinamento me possibilitou vivenciar uma posição de liderança, percebi alunos aprendendo e reconheci a minha responsabilidade em relação aos mesmos. Permitiu, ainda, a convivência com estudantes com diferentes pontos de vista e visões de mundo”, resume.

SERVIÇO

O que: Simulação da Assembleia Geral da ONU

Quando: De 31/08 a 02/09

Horário: das 8h30 às 17h30

Onde: Escola SEB Batel

Endereço: Avenida Visconde de Guarapuava, 5581 – Batel, Curitiba

Sair da versão mobile