Diário de Curitiba

Lançamentos Editora Planeta: saúde emocional, sucesso e figuras femininas históricas

Abril chega com doze livros novos da Editora Planeta, lançados no final de março. São best-sellers, reedições e lançamentos de autores brasileiros. Entre as temáticas, saúde emocional, receitas para sucesso no âmbito profissional e obras sobre mulheres que marcaram a história são os destaques dos lançamentos do mês. 

Saúde emocional

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Atravessando o deserto emocional – os impactos de fazer parte de uma família emocionalmente adoecida é a obra de estreia da psicanalista Thais Basile na Editora Planeta. O debate da obra é a parentalidade, o papel social imposto às figuras familiares femininas, atrelado ao cuidado, e o mito da família perfeita. A autora publicou em 2020 Nossa Infância, Nossos Filhos, livro que alerta para a necessidade de conscientização dos pais em relação às próprias dores, com o objetivo de não interferir na conexão com os filhos. Agora, retorna com um livro que propõe aos leitores atravessar o deserto emocional oriundo das relações familiares. 

O retorno de um clássico atemporal: Os Desafios da Terapia, do psiquiatra Irvin D. Yalom, é reeditado e ampliado. O autor de Quando Nietzsche Chorou, que ganhou filme em 2007, traz exemplos clínicos para ilustrar a prática terapêutica, destacando a arte e ciência por trás. A nova edição traz textos de Yalom, adicionados após a revisão dele próprio, e recebe outra tradução. A obra proporciona reflexões para a nova geração de pacientes e terapeutas. 

Outra abordagem da saúde mental, atrelada a relatos de relacionamentos (consigo e com os outros) e visão de mundo, é vista no lançamento da criadora de conteúdo Sofia Oliveira, Acreditar em mim é a minha única possibilidade de existir. Ela apresenta textos curtos e poéticos sobre essas temáticas que proporcionam uma jornada interior aos leitores, pois destacam experiências humanas. 

Ainda no âmbito da saúde mental, mais próximo da categoria de Autoajuda, a escritora e embaixadora da paz Mabel Katz publica 100 perguntas sobre o Ho’oponopono. O livro tem o objetivo de responder perguntas a respeito do tema, desmistificando-o. Ho’oponopono é uma arte havaiana antiga de resolução de problemas, associada à oração, mantra e meditação. Mabel é uma das autoridades na arte e pretende auxiliar o público a ter mais autoconfiança e encontrar o amor. 

Mulheres 

A Planeta traz outra reedição de livro sobre uma figura fundamental na área da psicologia e psiquiatria: Nise da Silveira, uma psiquiatra rebelde. A obra é do poeta Ferreira Gullar, que traz os feitos visionários de Nise, além de fotografias e uma entrevista conduzida pelo próprio autor. O escritor permite transparecer a relação afetuosa entre ele e Nise, duas grandes figuras brasileiras. A edição está revisada, atualizada e ampliada. 

Joana d’Arc e Maria Quitéria são as mulheres cujas habilidades, astúcias e enfrentamentos para subversão dos valores da época são relatados na obra Revolucionárias, da socióloga brasileira Isabelle Anchieta. A vida de cada uma dessas personalidades históricas é explorada individualmente, em um livro dividido em duas partes. Análise da infância, criação e motivações de ambas figuras são trazidos por Isabelle, contextualizando a estrutura machista da época. 

A história do emblemático nome de Maria Madalena é explorada em Maria Madalena, a verdadeira história. O doutor em Arqueologia Clássica pela Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Silva, utiliza da teologia, arquitetura, textos gregos do Novo Testamento e fontes aramaicas e hebraicas para aprofundar o conhecimento sobre a seguidora de Jesus. Nesse contexto, são revelados elementos importantes do cristianismo, omitidos e ignorados por muito tempo. 

Por fim, com a proposta de apresentar referências de mulheres para o público infanto-juvenil, Elena Favilli e Francesca Cavallo publicam Histórias de ninar para Garotas Rebeldes. As fundadoras do Timbutko Labs, laboratório de inovação em mídias infantis, retratam cem histórias de mulheres que mudaram o mundo, desde Cleópatra até Simone Biles. O projeto uniu 60 artistas mulheres de diversos lugares do mundo para ilustrar o livro, atingindo o recorde de mais apoiadores na história de crowdfunding (tipo de financiamento coletivo). 

Âmbito profissional

Dentre a temática profissional, a Planeta lança Hackeando sua Carreira: como ser relevante num mundo em constante transformação. O autor Marcelo Tas compartilha experiências de sua carreira, em que trabalhou em diversas empresas na área da comunicação. Em quarenta anos, Taz experienciou mudanças tecnológicas, e propõe auxiliar o leitor a entender a era digital e usá-la a seu favor. 

Outro livro que aborda os novos meios de trabalho e comunicação é Gente que convence 2.0: como potencializar seus talentos, ideias, serviços e produtos, de Eduardo Ferraz. É a atualização do primeiro Gente que Convence, trazendo ferramentas para convencimento no meio digital e disserta, inclusive, sobre trabalho remoto e uso de ChatGPT. 

Outro livro de aperfeiçoamento profissional, é o novo do filósofo e escritor brasileiro Leandro Karnal. Em Para pensar e escrever melhor, o autor apresenta crônicas publicadas no jornal Estado de São Paulo sobre diversos temas como política, esperança, conflitos e humanidade. A obra possui ilustrações descontraídas e visa auxiliar o leitor no processo de escrita e criatividade. 

Fantasia

Para finalizar a lista dos doze livros publicados pela Editora Planeta, a Quarta Asa de Rebecca Yarros narra a história de uma jovem que precisa sobreviver ao treinamento em uma escola de elite para cavaleiros de dragões. A obra, best-seller #1 no The New York Times, já recebeu diversos prêmios, como o Amazon best books of the year, Apple best books of the year 2023, e Barnes & Noble Best fantasy book de 2023. 

Sair da versão mobile