Diário de Curitiba

Abril: Mês da conscientização sobre a rosácea

Foto: Freepik

O mês de abril é marcado pela campanha de conscientização mundial sobre rosácea, doença que atinge cerca de 415 milhões de indivíduos pelo mundo, segundo a Sociedade Nacional de Rosácea (NRS). A patologia afeta, principalmente, as mulheres, tendo como característica marcante a pele sensível, com ênfase na região centro facial, onde geralmente é mais seca e possui tendência a eritematosa (manchas vermelhas). “Bolinhas inflamadas” e dilatação dos vasos sanguíneos na superfície da pele, resultando em uma aparência de rubor persistente, também são sintomas, que podem ter um impacto significativo na qualidade de vida, afetando não apenas a aparência física, mas também o bem-estar emocional dos pacientes.

Embora ainda não haja um entendimento completo sobre as causas ou uma cura definitiva para a rosácea, evidências substanciais sugerem que fatores genéticos, inflamação, alterações na resposta imunológica da pele e danos na barreira cutânea desempenham papéis significativos no desenvolvimento da condição.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

“Para quem possui a patologia, a vermelhidão e o inchaço podem ser incômodos, prejudicando a autoconfiança, interferindo nas atividades diárias, como o desempenho no trabalho e a interação social. Além disso, a sensibilidade da pele pode levar ao desconforto físico, enquanto os sintomas visíveis podem provocar ansiedade e isolamento social. O impacto psicossocial não deve ser subestimado, pois pode afetar significativamente a qualidade de vida do paciente”, afirma a psicóloga Marjori Fantin, Mestre em Ciências da Saúde pela USP.

Oferecer apoio e compreensão às pessoas afetadas por essa condição, promovendo um ambiente que permita a inclusão e a aceitação é essencial. Pensando nisso, durante o mês de abril, diversas organizações, profissionais de saúde e pessoas afetadas se unem para disseminar informações sobre os sintomas, tratamentos e impacto psicossocial. Entre as organizações que lideram essa iniciativa está o Rosácea Grupo, fundado por Vanessa Gomes, em 2018. Este grupo dedica-se a fornecer recursos, suporte emocional e compartilhar experiências pessoais para aqueles que vivem com rosácea.

 “Através do grupo é possível mostrar que não estamos sozinhos e que existem milhares de pessoas que possuem e que sofrem tanto quanto eu com a irritação da pele, constrangimentos, tristezas e ansiedades causadas pela patologia”, explica.

Vanessa também conta que “tinha crises de rosácea e não conhecia muitas pessoas com a mesma condição para que eu pudesse compartilhar minhas dores, ser ajudada ou até mesmo ter trocas de informações e experiências de outras mulheres. Me sentia sozinha com uma doença silenciosa. Com a criação do grupo, foi muito mais fácil a disseminação de informações sobre o tema e apoio moral durante esse processo, já que é uma doença que não tem cura, mas sim controle”.

A conscientização sobre o tema não se limita apenas à compreensão dos sintomas físicos, mas também à valorização da saúde mental e emocional dos afetados por essa condição. Além da orientação médica e os cuidados específicos pensados para amenizar e auxiliar no controle dessa patologia, a Bioderma, marca do Grupo NAOS, possui uma linha desenvolvida para ajudar peles sensíveis: Linha Sensibio – A número 1 em pele sensível no Brasil. A linha possui uma gama completa de produtos que ajudam a controlar os efeitos das peles sensíveis, como vermelhidão, sensação de calor e ardência.

Confira abaixo alguns itens da linha:

Gel de Limpeza Facial Micelar Bioderma – Sensibio Gel Moussant | 200ml | R? 99,00

O Gel de limpeza facial Sensibio Gel Moussant de Bioderma possui ação calmante com tecnologia micelar. Age profundamente na pele, fazendo uma limpeza completa, remove as impurezas como um ímã. Promove uma limpeza suave e muito eficaz.

Logo após usar o Sensibio Gel Moussant é possível sentir de imediato uma sensação de extremo conforto, reduzindo a irritação e a sensibilidade excessiva, o gel de limpeza facial, além de limpar profundamente a pele, ajuda a melhorar a textura, promovendo uma maior hidratação após 14 dias de uso.

Seguro ,possui 100% de tolerância para o rosto e os olhos, não irrita e não causa alergias. Além de tudo, ainda auxilia na remoção da maquiagem. Indicado para todos os tipos de pele, inclusive para peles sensíveis e sensibilizadas e em tratamentos dermatológicos.

Foto: Divulgação

Creme Antivermelhidão Bioderma Sensibio AR | 40ml | R?111,90

Sensibio AR reduz o desconforto e previne a vermelhidão. A patente Rosactiv™ atua diretamente sobre VEGF, um dos principais fatores responsáveis pela vasodilatação e enfraquecimento dos capilares sanguíneos. Sua indicação é para peles sensível com vermelhidão ou pele reativa com rosácea.

O dermocosmético possui enoxolona, alantoína e cânola, que é uma combinação de agentes calmantes que reduzem instantaneamente as sensações de desconforto. O D.A.F. (Dermatological Advanced Formulation), complexo natural patenteado, aumenta o limiar de tolerância da pele.

Foto: Divulgação

Sérum Bioderma – Sensibio Defensive – 30ml

Corrige rugas e previne o envelhecimento. Desenvolvido para ajudar a pele a regular a sua sensibilidade no quotidiano, o Sensibio Defensive Sérum ajuda a retardar o envelhecimento prematuro, deixando a pele fresca e brilhante. O dermocosmético também acalma a pele imediatamente, hidratando por 24 horas. Com ação antioxidante, protege a pele das agressões externas e possui textura ultraleve.

Foto: Divulgação

Venda através dos principais e-commerce de beleza e farmácias.

Consulte o site para mais informações.

Sobre Bioderma | GRUPO NAOS

A BIODERMA é uma marca NAOS que serve a biologia da pele há 40 anos. Suas inovações e participações em descobertas dermatológicas para melhorar a saúde da pele tornaram-os pioneiros em cuidados dermatológicos. Como seu principal foco, a marca busca cuidar e preservar o ecossistema da pele.

Sair da versão mobile