Diário de Curitiba

DJANHO!, festival de cinema fantástico de Curitiba, tem inscrições abertas para envio de filmes até o dia 22 de julho

Foto: Divulgação

Conhecida por celebrar o cinema fantástico em suas mais diversas formas, a mostra DJANHO! está com inscrições abertas para o envio de filmes até o dia 22 de julho. O evento ocorre anualmente no fim de outubro em diversos espaços de Curitiba e a programação inclui a exibição de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, além de bate-papos e oficinas. 

As inscrições podem ser realizadas pela plataforma FilmFreeway (clique aqui). Desde 2023, estudantes universitários também podem enviar suas produções na categoria “Pupilos do DJANHO!”. 

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Com o nome oficial de “DJANHO! É a Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba, piá”, o evento é o maior do gênero no Paraná e o segundo maior do sul do Brasil, atrás apenas do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa). A organização é da Companhia Vigor Mortis e a direção geral é do cineasta Paulo Biscaia Filho. 

“Desde que surgimos, nosso festival tem sido um espaço para cineastas independentes e consagrados, nacionais e internacionais, exibirem suas obras e entrarem em contato com o público. Neste ano, queremos criar uma experiência ainda mais memorável do que a do ano passado”, diz Biscaia Filho. 

2024

Este ano, uma das novidades do evento terá também uma programação especial em celebração aos 40 anos do clássico “Gremlins” (1984), de Joe Dante. Além disso, também terão sessões para homenagear o cineasta Roger Corman, um dos maiores nomes do gênero de horror, que morreu em maio deste ano. 

A mostra

Criada em 2013 pelo cineasta Paulo Biscaia Filho, a Djanho! era antes conhecida como Grotesc-O-Vision e foi, por várias edições, realizada em paralelo com a Zombie Walk Curitiba. Aos poucos, o evento cresceu e se tornou independente. A maturidade plena chegou em sua quinta edição, em 2022, quando foi rebatizado.

“Djanho” é uma gíria curitibana que denota alguma coisa demoníaca ou infernal. “Piá do Djanho” por exemplo significa “garoto do demônio”. O termo tem origem em Portugal com a expressão dianho que por sua vez parece descender de Janus, a entidade de duas faces da mitologia romana.

Em 2023, o festival exibiu 52 filmes em sua programação. As sessões ocorreram no Cine Passeio, na Sede Boqueirão da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 

Serviço:

Inscrições para envio de filmes ao DJANHO!:  https://filmfreeway.com/djanho Prazo: Até 22 de julho de 2024 Mais informações: https://www.djanho.com

Sair da versão mobile