Diário de Curitiba

Encontro de Música de Câmara de Curitiba 2024: quatro dias de celebração musical gratuita

Na foto, os integrantes do Duo Palheta ao Piano, composto por Clenice Ortigara – a idealizadora do projeto – e Jairo Wilkens. Foto: Divulgação

O Encontro de Música de Câmara de Curitiba 2024 está prestes a transformar o cenário cultural da capital paranaense entre os dias 8 e 11 de agosto. Com uma programação diversificada, o evento gratuito acontecerá no Auditório Regina Casillo e promete atrair amantes da música de câmara e entusiastas culturais de toda a região.

Durante os quatro dias de evento, os participantes poderão vivenciar uma série de atividades que incluem concertos, masterclasses, recitais didáticos, mesas-redondas, workshops e palestras. Entre os artistas convidados estão nomes de destaque como os curitibanos Gustavo Surgik e Ana Helena Surgik, ambos com carreiras consolidadas na Alemanha, o mineiro Érico Fonseca, a carioca Lúcia Barrenechea, a paranaense Gisela Strass, e a mezzo-soprano paulista Edineia Oliveira. A programação completa está disponível no site: [https://emccuritiba.com.br](https://emccuritiba.com.br).

*Classificação indicativa para concertos: 7 anos.*

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Atrações especiais

Concerto de Abertura: o Duo Palheta ao Piano, formado pela pianista Clenice Ortigara e o clarinetista Jairo Wilkens, iniciará o evento com uma apresentação no dia 8 de agosto, às 19h30.
Palestra: “Brasil e Suíça: compositores e obras para trompete e piano de caráter didático”, com o Prof. Dr. Érico Fonseca.
Mesa-Redonda: “Difusão da Música de Câmara no Brasil”, envolvendo todos os professores convidados, essa mesa busca explorar as perspectivas e desafios da música de câmara em território nacional.
Workshop: “Autoconfiança e Liberdade na Performance”, ministrado pela cantora e terapeuta Prof.ª Gisela Strass, focando no desenvolvimento pessoal e musical dos participantes.
Contrapartida social: Dois concertos didáticos do Duo Palheta ao Piano, sendo um no Campus Curitiba I (Embap) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e outro no SESC Paço da Liberdade.

Idealização e realização


O Encontro de Música de Câmara de Curitiba é idealizado pela paranaense Clenice Ortigara, que é professora de música de câmara vocal e instrumental dos cursos de graduação e pós-graduação em música na Embap há 13 anos. Há 24 anos, dedica-se à pesquisa e difusão da música de câmara brasileira.

Ao lado do clarinetista Jairo Wilkens, a renomada pianista compõe o Duo Palheta ao Piano – a única dupla clarinete-piano atuante no Brasil –, que já produziu comercialmente 3 CDs e 1 DVD físicos. Muitas das obras gravadas são inéditas. Os trabalhos do Duo também estão disponíveis para download nas principais plataformas de streaming. A dupla de Ortigara e Wilkens abrirá a jornada de concertos do Encontro, no dia 8 de agosto, às 19h30.

O evento já realizou seis edições anteriores vinculadas às ações extensionistas da UNESPAR/Embap, com o intuito de difundir a produção artística dos graduandos e pós-graduandos em música, expandindo as ações para além da comunidade acadêmica.

O Encontro de Música de Câmara de Curitiba é realizado pela Catálise Produções Culturais, com direção de produção de Josnel Garcia de Carvalho, coordenação de Vitor Andrade e direção artística e musical de Clenice Ortigara. O evento recebe o apoio do Auditório Regina Casillo, Casillo Advogados e do Solar do Rosário e conta com o incentivo financeiro do Colégio Positivo.

O projeto é realizado por meio da Lei Municipal Complementar 57/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço

Evento: Encontro de Música de Câmara de Curitiba 2024 
Data: 8 a 11 de agosto de 2024 
Local: Auditório Regina Casillo, Curitiba. O espaço cultural é acessível para todas as pessoas e possui estacionamento próprio e gratuito, com capacidade para 70 veículos. 
Entrada: Gratuita

Participe deste encontro único que celebra a música de câmara e sua contribuição para o cenário cultural brasileiro.

Sair da versão mobile