Diário de Curitiba

Tempestades ameaçam 204 municípios do Paraná nesta sexta-feira (13), alerta Inmet

Regiões que devem ser afetadas pela chuva nesta sexta (13) — Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades em 204 cidades do Paraná nesta sexta-feira (13). A previsão de tempestades permanece válida até o final do dia, com potencial para causar transtornos nas regiões atingidas.

As áreas que devem ser impactadas incluem o oeste, noroeste, centro, sul, sudoeste, além de parte do norte central e região metropolitana de Curitiba. De acordo com o Inmet, há expectativa de um acumulado de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm ao longo do dia. Além disso, ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h aumentam o risco de danos.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

O alerta também menciona a possibilidade de cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Para as demais regiões do estado, como norte e noroeste, o calor continua predominando, com temperaturas que podem superar os 35ºC, segundo o Simepar.

Risco de “chuva preta” preocupa moradores
Outro fenômeno que preocupa é a chamada “chuva preta”. Segundo meteorologistas do Simepar, as partículas de fumaça resultantes das queimadas, ao serem transportadas para a atmosfera, podem se misturar com as gotas de chuva, conferindo uma coloração escura. Esse fenômeno foi registrado na noite de quinta-feira (12) e na madrugada desta sexta em cidades como Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

Como se proteger durante as tempestades:

Essas medidas simples podem garantir sua segurança durante os temporais.

Sair da versão mobile