Diário de Curitiba

Escola de Patrimônio sedia curso gratuito de introdução à conservação de pinturas de cavalete

Foto: Gabriel Govoni

Entre os dias 7 e 18 de outubro, a capital paranaense receberá uma importante iniciativa voltada à preservação do patrimônio cultural. Nestas datas, a Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba recebe o curso de Introdução à Conservação de Pinturas de Cavalete, ministrado de forma gratuita pelas conservadoras e restauradoras Ana Caniatti e Claudia Nunes. As vagas são gratuitas e as inscrições estão abertas até 24 de setembro, através do link https://forms.gle/G7SkQbzcgeDqCtKL8

O curso é destinado a conservadores, restauradores, museólogos, historiadores, arquitetos, e todos os interessados na preservação de bens culturais. Com 30 horas de duração, a capacitação está dividida em dez encontros presenciais. A ementa aborda os fundamentos teóricos e as boas práticas de conservação de pinturas de cavalete, passando pela história, documentação, patologias, e técnicas de controle ambiental.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Além das aulas teóricas, o curso prevê uma oficina prática de higienização de pinturas, possibilitando aos participantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos. Ao final da capacitação, os participantes farão uma visita técnica ao Museu Municipal de Arte (MuMA), para conhecer de perto o ambiente de preservação e acondicionamento das obras.

A proposta do curso surgiu da necessidade de compartilhar informações e despertar o interesse do público sobre a preservação do patrimônio cultural, como explica Ana Caniatti, ministrante, conservadora-restauradora e idealizadora da iniciativa. “O interesse pela preservação do patrimônio cultural tem crescido à medida que a sociedade se torna mais consciente da importância de preservar sua história, identidade e memória. A conservação não é somente uma ação física, ela envolve a valorização dos conceitos imateriais que estão vinculados ao patrimônio material”, diz.

Claudia Nunes, vinda do Rio de Janeiro para ministrar o curso, comenta a importância de iniciativas como esta. “Projetos como o de introdução à conservação de pinturas de cavalete são fundamentais para a valorização do patrimônio cultural brasileiro e capazes de inspirar outras regiões do país a adotarem iniciativas como essa”, afirma.

Ana Caniatti

Ana Eliza Caniatti Rodrigues possui formação em Artes Plásticas – Gravura, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná; em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela FAOP – MG; Especialização em História da Arte Sacra pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, MG e museologia pelo Centro Educacional Claretiano (Corem 5R 0173-I). Em 2013, fundou o Atelier Caniatti Conservação e Restauro em Curitiba – PR, que presta serviços de conservação e restauração de pinturas de cavalete e esculturas policromadas; laudos; pesquisas para tombamentos de bens culturais e projetos de exposição. Foi presidente da Associação de Restauradores do Paraná – ARCO.it.

Claudia Nunes

Claudia S. Nunes é Bacharel em Pintura e Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Escola de Belas Artes/UFRJ, além de Mestre em Museum Studies com foco em conservação de têxteis e trajes pela State University of New York. Atuou no The Metropolitan Museum of Art, onde recebeu duas bolsas, e foi Assistente Conservadora no Upholstery Lab/Objects Conservation Department. Trabalhou também em várias instituições de Nova York, como o Museum of American Folk Art e o Merchant’s House. Participou de cursos em renomados institutos, como o Smithsonian e o Canadian Conservation Institute, além de estagiar na Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi Presidente da ABRACOR, Chefe do Laboratório de Conservação do Museu Imperial, onde liderou projetos como a desinfestação de obras de arte com atmosferas anoxias e a secagem da Múmia de Hori. Trabalhou no Museu Nacional de Belas Artes, onde foi Chefe de Gabinete e orientou a montagem do Museu do Traje e do Têxtil na Bahia. Atualmente, é Chefe do Setor de Bens Móveis e Integrados do IPHAN no Rio de Janeiro, consultora em projetos de restauração de monumentos tombados, especialmente em centros históricos como Paraty. Além de ter trabalhos publicados, é doutoranda em Conservação e Restauração de Bens Móveis Culturais pela Universidade Católica do Porto e membro do CITAR, atuando também como consultora em projetos de conservação em Portugal.

SERVIÇO

Curso de Introdução à Conservação de Pinturas de Cavalete com Ana Caniatti (PR) e Claudia Nunes (RJ)

Quando: 07 a 18 de outubro de 2024 (segunda a sexta-feira)

Horários: 9h às 12h (turma 1); 14h às 17h (turma 2)

Onde: Escola de Patrimônio (R. Kellers, 63 – São Francisco, Curitiba/PR)

Vagas limitadas | Inscrições abertas até 24/set, através do link: https://forms.gle/G7SkQbzcgeDqCtKL8 

Mais informações: 

https://www.instagram.com/anacaniattirestauro

https://www.instagram.com/flutuaproducoes

Sair da versão mobile