Diário de Curitiba

HQ brasileira Saudade, finalista do Eisner e do Jabuti, explora o amor e a superação do luto



Na comovente história em quadrinhos Saudade, de Phellip Willian e Melissa Garabeli, acompanhamos Lara e Thomas, dois irmãos que encontram conforto na amizade com um filhote de cervo após a morte da mãe. Finalista dos prêmios Jabuti 2019 e Eisner 2024, a obra aborda temas de perda, amor e crescimento com uma sensibilidade tocante. Publicada pela HarperKids, a HQ explora o processo de aceitação e a importância dos ciclos naturais, além de destacar a conexão entre seres humanos e animais.

Quando Lara e Thomas encontram um cervo filhote ferido durante um passeio com o pai, o animal, que batizam de Leão, rapidamente se torna um consolo e amigo próximo, preenchendo o vazio deixado pela recente perda da mãe. A obra, com texto de Phellip Willian e ilustrações de Melissa Garabeli, revela uma jornada de luto e amadurecimento em traços delicados e profundos, enquanto os dias passam e Leão anseia por retornar à floresta. A HQ trata de temas como a importância de cada fase do luto e o apoio emocional que os animais oferecem a corações feridos.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Saudade também aborda a defesa dos animais e a conscientização contra os maus-tratos. Além das indicações ao Prêmio Jabuti e ao Eisner, a obra conquistou o Troféu Ângelo Agostini e o HQMIX.

Sobre os autores
Melissa Garabeli, formada em Artes Visuais, e Phellip Willian, graduado em Letras, são parceiros de longa data na criação de histórias que combinam ilustração e narrativa sensível. A dupla já produziu quatro livros infantis e quatro histórias em quadrinhos. Saudade (2018), seu último lançamento, rendeu-lhes o troféu Ângelo Agostini, o HQMIX e foi finalista do Prêmio Jabuti e do Eisner, além de ter seus direitos de publicação adquiridos para o mercado francês.

Sair da versão mobile