O curso “Elaborando projetos culturais: memória, autonomia & responsabilidade social” está com vagas abertas para uma nova turma. Com início no dia 25/11, a edição será realizada em oito encontros presenciais, sempre às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, no Casarão da UPE (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1157, São Francisco). As inscrições se estendem até o próximo dia 13/11 e podem ser realizadas a partir do link https://encurtador.com.br/teE61.
Promovida de forma gratuita pela Canô Produções, a formação visa a qualificação de empreendedores culturais a partir de sua instrumentalização para o desenvolvimento de práticas eficientes na concepção, na coordenação e na execução de projetos nas variadas linguagens artísticas. Para isso, apresenta princípios básicos sobre produção cultural, políticas culturais, elaboração de projetos e formas de viabilização. Os encontros também perpassam debates transdisciplinares sobre diversidade humana, relações étnico-raciais e acessibilização cultural.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
O corpo docente é formado por profissionais que atuam em diferentes frentes, oriundos de diversos campos acadêmicos e trajetórias no mercado cultural: Gizele Carneiro (diversidade cultural e étnico-racial), Manoel Negraes (acessibilidade para projetos culturais), Rosane Arminda (culturas de matrizes africanas e afro-brasileiras em projetos culturais), além de Luana Camargo (escrita, execução de projetos e prestação de contas).
Idealizadora da iniciativa, Luana diz que o curso visa fomentar o desenvolvimento de um olhar crítico sobre propostas e produções socioculturais a partir do enfoque de uma elaboração socialmente responsável e culturalmente relevante. “Dentro da filosofia da produtora, o nosso objetivo é conscientizar os novos agentes para a prática responsável da produção cultural, tendo como norte o respeito e o acolhimento às diversidades”, partilha.
Primeira edição e novos sonhos
Realizada no mês de julho de 2024, a primeira turma do curso recebeu 132 inscrições para 25 vagas, o que demonstra a ampla demanda por espaços de troca de saberes como esse. A cabeleireira Luciana Carvalho, 40, foi uma das candidatas selecionadas. Ela conta que sempre sonhou em botar em prática antigos projetos esquecidos na gaveta. “Eu estava procurando oportunidades de expandir conhecimento e colocar pra jogo as ideias que fui deixando de lado ao longo do tempo. O curso ofereceu essa possibilidade”. Luciana afirma que pensa em desenvolver projetos relacionados à moda e à beleza da mulher negra, apoiadas nos pilares da cultura, da identidade e da produção de imagem.
Nesse esteio, “Elaborando projetos culturais: memória, autonomia & responsabilidade social” vai apresentar ainda métodos para a organização de ideias e planejamento para a viabilização de um projeto na área de Patrimônios Culturais, mais especificamente se tratando de Patrimônios Imateriais para e com Culturas de Matrizes Africanas e Afro-brasileiras.
Com apoio cultural da Padaria América e do Manana Cafés, este projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Mais informações podem ser obtidas a partir do e-mail contato@canoproducoes.com ou por mensagem direta no perfil da produtora no Instagram.
Serviço:
Curso “Elaborando projetos culturais: memória, autonomia & responsabilidade social”
Quando: Às segundas e quartas-feiras a partir do dia 25/11/2024, das 19h às 22h
Onde: Casarão da UPE (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1157, São Francisco – Curitiba/PR)
Carga horária: 24 horas divididas em 8 encontros presenciais
Gratuito
Com certificação para quem cumprir, no mínimo, 75% da carga horária e apresentar o trabalho avaliativo final.
Vagas limitadas | 50% reservadas a pessoas autodeclaradas negras, indígenas e mães solo de baixa renda.