Diário de Curitiba

1º Barbaquá – Festival de Cultura Popular: celebração da cultura e a tradição na região do Vale do Ribeira

Grupo Rosa Armoreal se apresenta na abertura do 1ºBarbaquá – Festival de Cultura Popular – Foto: Marcia Kohatsu

Entre os dias 23 de março e 13 de abril de 2025, a Praça da Igreja Matriz de Bocaiuva do Sul será palco de um grande encontro cultural com o 1º Barbaquá – Festival de Cultura Popular. Após a primeira etapa das oficinas de formação, o festival oferece espetáculos e rodas de conversa. O evento celebra as riquezas das culturas populares locais e promove trocas entre os municípios do Vale do Ribeira, no Paraná.

Segundo o idealizador do Festival e diretor do Ponto de Cultura Terrinha Cultural, Renato Perré, o 1º Barbaquá é mais que um festival, sendo um convite à valorização da cultura popular da região. “Convidamos todos a entrarem nessa grande roda de mate, onde as tradições, os saberes e as histórias da nossa terra se conectam com temas essenciais, como educação, ecologia, soberania alimentar e cidadania plena. Queremos que as pessoas vivenciem a cultura popular de forma inclusiva e participativa, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, afirma.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Por que o nome Barbaquá?

O nome do Festival remete a um antigo método artesanal de produção de erva-mate, em que as folhas são sapecadas para adquirir um aroma e sabor únicos. Assim como esse

processo artesanal e ancestral, o Festival se inspira na valorização de práticas tradicionais, promovendo uma grande ciranda de saberes e celebrações.

Programação gratuita

O 1º Barbaquá – Festival de Cultura Popular se destaca por contar com uma programação gratuita e descentralizada, que abrange tanto a área urbana quanto as comunidades rurais de Bocaiuva do Sul e do Vale do Ribeira. Entre as atividades que compõem a programação, a partir do dia 23 de março o Festival inicia uma série de 20 apresentações artísticas de música, teatro, circo e danças populares que ocorrem  em 04 domingos seguidos à partir do dia 23 de março a 13 de abril e em especial o sábado 12 que comemora o aniversário do município. Toda a apresentação artística será sempre na Praça da Igreja Matriz. “Queremos que as pessoas entrem nessa grande roda, onde as tradições e os saberes da nossa terra se conectam com temas essenciais como educação, ecologia, soberania alimentar e cidadania plena. As apresentações artísticas são uma forma de aproximar o público da identidade e do patrimônio imaterial da região”, afirma Perré.

Além das apresentações artísticas, o Festival conta com rodas de conversas sobre temas inerentes à cultura popular do Vale do Ribeira, que acontecem em diversos espaços da cidade.

Apoios e parcerias
O Festival conta com o importante apoio da Copel, por meio do PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná. A realização acontece em parceria com a Prefeitura de Bocaiuva do Sul, por meio das secretarias de Educação e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo, e do Conselho Municipal de Política Cultural.

Outro destaque é a colaboração com a APRTB – Associação de Teatro de Bonecos do Paraná, que enriquece o projeto com sua expertise artística. Segundo Renato Perré, “a união dessas instituições fortalece o festival, ampliando seu alcance e mostrando o poder da cultura como motor do desenvolvimento sustentável e da economia criativa local”, finaliza Perré.

Para mais informações, acesse: @terrinhacultural

Serviço1º Barbaquá – Festival de Cultura Popular
Data: 23 de março a 13 de abril de 2025, a partir das 11h
Local: Praça da Igreja Matriz de Bocaiuva do Sul
Entrada Gratuita

Apresentações artísticas:

23/03 – Karina, Yara, Istilingue e Jéssica – 11h 

Rosa Armorial – 12h

Local: Praça da Matriz 

30/03 – Karingana Ua Karingana/ Grupo Baquetá – 11h

Artistas locais – 12h 

Local: Praça da Matriz 

06/04 – Viola Quebrada-Trio – 11h

Artistas locais e Vero Gaiteira – 12h

Local: Praça da Matriz

12/04 – Dança de São Gonçalo Quilombo Porto Velho – 11h

Tambor de Crioula – Coreiros de São Benedito – 12h

Local: Praça da Matriz

13/04 – O Anjo do Bosque – Cia Filhos da Lua – 11h

Sarrafo, Aires, Marcelo e Marina – 12h 

Artistas locais – 13h

Local: Praça da Matriz

Rodas de Conversa

05/04 – Roda de conversa com produtores(as) e apreciadores(as) de Erva-mate 

Mediação: Gabriel Bolzani e Ju Kerexu

Local: Chácara da Lucimara Budel

Horário: 14h às 17h 

06/04 – Roda de conversa sobre as parteiras

Mediação: Drica Possan

Local: Biblioteca Municipal

Horário: 14h às 17h 

12/04 –  Conversa e trocas de sementes crioulas

Mediação: Mago Jardineiro

Local: Biblioteca Municipal

Horário: 9h às 11h 

12/04 –  Roda de conversa e troca de experiências com as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira/ PR

Mediação: Carla Galvão

Local: Terrinha Cultural

Horário: 14h às 17h

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. 

Apoio: Copel

Produção: Ponto de Cultura Terrinha Cultura em parceria com a Prefeitura de Bocaiuva do Sul.

Sair da versão mobile