Diário de Curitiba

Curitiba ganha coletânea de contos estrelada

Divulgação

Ainda na celebração dos seus 332 anos, Curitiba ganha livro plural com contos de alguns de seus maiores escritores ilustrados por fotos incríveis da cidade. “Curitiba inimaginável” (Arte e Letra) será lançado, com jazz e chope, no sábado, dia 26 de abril, na Prestinaria Petit (Moysés Marcondes, 430) no Juvevê, a partir das 15 horas.

Ana Cardoso, idealizadora, escritora nascida na cidade, desde que voltou a morar em Curitiba, vem observando que os turistas, além de se encantarem com parques, museus e ruas, descobrem que a imagem séria e sisuda da cidade não combina com a bem cuidada e alegre capital paranaense. Esse é o espírito do livro. “Cada conto captura a alma de uma região ou estabelecimento e é tão intimista que o leitor vai ficar em dúvida se presenciou, ouviu falar ou ele mesmo viveu tal situação nesta cidade tão plural”, explica Ana Cardoso, autora do conto intitulado “Remanescentes”, ambientado em uma madrugada dos anos 1990, no Largo da Ordem.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Participam de “Curitiba inimaginável” grandes nomes como Giovana Madalosso, Cristovão Tezza e até mesmo o lendário Dalton Trevisan que, antes de partir, enviou um de seus famosos contos para a coletânea. Também assinam textos — do Parque São Lourenço à Vila Hauer — Julia Raiz, Pedro Jucá, Marcos Piangers, Ana Johann, Luiz Felipe Leprevost, Fernanda Ávila, Natasha Tinet, Thiago Tizzot, Luiz Andrioli, Pedro Guerra, Flor Reis, Manita Menezes, Bruno Cobalchini Mattos, Wal Dal Molin, Dani Carazzai, Laís Graf, João Klimeck, Rai Gradowski e Vicente Frare.  

As fotos que ilustram as narrativas trazem as cores de Nilo Biazzetto Netto, a potência de Milla Jung, a elegância de Nuno Papp e a simetria encantadora de Guilherme Pupo. O projeto gráfico é da Patrícia Papp. Mais que um livro, a obra é um souvenir, um depositário de memórias, sentimentos e imagens, que humaniza e torna ainda mais apaixonante a inovadora capital ecológica do Brasil.

Segundo Luiz Felipe Leprevost, poeta membro da APL e diretor da Biblioteca Pública do Paraná, “Curitiba Inimaginável reúne vários talentos da literatura e da fotografia produzidas por essas placas. É, antes de mais nada, uma celebração da arte, daquilo que só a arte é capaz alcançar por meio da imaginação. Este livro foi sonhado pela Ana Cardoso e está aqui materializado, para ser lido, apreciado e igualmente sonhado pelos leitores. O que era inimaginável acabou que foi imaginado por cada um de nós colaboradores, resultando numa linda obra coletiva”.

Serviço:

Lançamento do livro “Curitiba inimaginável” (Arte e Letra, 208 p., R$ 89,00)

Quando: 26/04/2025

Horas: 15 hs

Onde: Rua Moysés Marcondes, 430, Juvevê

Sair da versão mobile