Diário de Curitiba

Nos bastidores do Coolritiba 2025: Gian Zambon conta tudo sobre o festival

Divulgação

Em sua sétima edição, o Coolritiba se firma como um dos maiores eventos culturais do Brasil. À frente do festival desde o início, Gian Zambon conversou com o Diário de Curitiba e compartilhou sua visão sobre a evolução do projeto, os desafios de realizá-lo na capital paranaense e as expectativas para 2025 — ano que promete marcar a história do evento com sua maior edição até agora.

Divulgação

Um festival com DNA curitibano

“O Festival Coolritiba parte diante da demanda da nossa própria cidade, que sempre foi muito comentada culturalmente falando, mas que ainda não tinha um grande festival para chamar de seu”, conta Zambon. “Além disso, a ideia era trazer como pilares do projeto os pontos fortes da nossa cidade, como a sustentabilidade, por exemplo, e as diferentes formas de cultura.”

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Desde sua criação, o Coolritiba foi pensado para ir além da música. Com foco em diversidade, sustentabilidade e lifestyle, o festival evoluiu e se transformou em uma plataforma cultural que expressa a alma curitibana — e que, hoje, atrai públicos de diferentes partes do Brasil.

Mistura de gerações e ritmos

A programação de 2025 reforça esse compromisso com a diversidade. Caetano Veloso, CPM 22 e João Gomes são alguns dos nomes já confirmados. “O festival tem como característica essa mistura de gerações, misturando medalhões e novos nomes da música, porém sempre alinhado com as premissas e o público do nosso evento”, explica o idealizador.

Sobre a escolha do line-up, Zambon detalha: “CPM é clássico e vive um bom momento, o João Gomes traz um pouco do Nordeste, mostrando a inclusão que o festival pretende. Caetano Veloso, apesar do grande medalhão que é, aproxima o velho do novo e traz muita representatividade cultural.”

Coolritiba no circuito nacional

Com público crescente ano após ano, o Coolritiba se consolidou como um dos principais festivais do país. “Hoje, na sua sétima edição, acho que o festival se consolida como uma grande solenidade multicultural, nacionalmente falando. A cada ano que passa, mais visitantes de fora da cidade vêm a Curitiba para aproveitar o festival”, afirma Zambon. “Sinto que ele é bem-quisto por todo o meio e por toda a indústria, principalmente pelo pioneirismo e pelos temas que colocamos em voga desde a primeira edição.”

Os desafios de encantar Curitiba

Produzir um festival dessa magnitude em Curitiba exige sensibilidade. “Sim, o curitibano é mais exigente, mas cauteloso, eu diria. Isso faz com que um dos maiores desafios seja sempre superar a expectativa desse público”, diz Gian.

Ainda assim, ele reforça que o diálogo com a cidade é constante e fundamental para o crescimento do projeto. Esse canal aberto com o público tem sido essencial, inclusive, para expandir as ações realizadas antes do evento principal.

Muito além da música

Em 2025, o Coolritiba já começou a movimentar a cidade com ações prévias espalhadas por Curitiba. “Esse é um movimento que fazemos desde a primeira edição, mas que vem se intensificando com o passar dos anos. Acho que essas ações pontuais fazem o público, de uma forma geral, entender o que o festival propõe, que não é só música, e sim diversidade, sustentabilidade, o lifestyle e toda a experiência”, destaca.

O que esperar da edição 2025?

“Vai ser a maior edição de todas”, garante Gian. “Tudo feito com muito carinho e com algumas melhorias que o público sempre pede. Nosso público está muito perto de nós e eles nos ajudam muito nessa construção. De uma forma geral, posso falar que eles terão tudo aquilo que pediram.”

Com um line-up poderoso, atrações variadas e a promessa de uma experiência inesquecível, o Coolritiba 2025 chega para reforçar o papel de Curitiba como referência cultural e criativa no Brasil.

O que esperar da edição 2025?

O festival mais cool do Brasil está de volta, com espaço cativo na agenda dos apaixonados por música. No dia 17 de maio de 2025, o Festival Coolritiba invade a Pedreira Paulo Leminski e Ópera de Arame, em Curitiba, com arte, moda, cultura urbana, adrenalina e claro, o melhor da música com um line-up épico, com nomes como Caetano Veloso, Liniker, Matuê, João Gomes, Baco Exu do Blues, CPM 22 e mais. Ingressos a venda no site oficial coolritiba.art.br.
Line-up 2025 – Caetano Veloso, Liniker, Matuê, João Gomes, Baco Exu do Blues, CPM 22, Fresno, Maneva, BK’, Os Garotin, Jovem Dionísio, Yago Oproprio, 5 Aseco, Terno Rei, Mariana Aydar, Rubia Divino, Dow Raiz, Bidesão, Crizin da Z.O., Terraplana, Klüber e Tangerim.

Sair da versão mobile