Diário de Curitiba

Pimentel comanda reunião de trabalho sobre novo contrato de concessão com o BNDES

Prefeito Eduardo Pimentel com o vice-prefeito Paulo Martins, secretários municipais e representantes do BNDES, em reunião sobre o edital do novo contrato de concessão do transporte coletivo. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel comandou, nesta quarta-feira (21/5), no Palácio 29 de Março, reunião de trabalho com a equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e secretários municipais sobre o novo contrato de concessão do transporte coletivo. O prefeito destacou o compromisso com a transparência na condução do processo.  

“Estamos avançando no maior desafio da nossa gestão, que é modernizar o transporte coletivo, com mais integração, sustentabilidade e eficiência. A população quer ônibus de qualidade, no horário e com uma tarifa justa. Tenho certeza que os trabalhos, que serão ainda mais intensos nos próximos meses, nos darão um edital que trará muitas melhorias para os usuários”, disse Eduardo Pimentel.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

O prefeito ressaltou que a ideia é debater o projeto com a população em audiência pública e também em reuniões com setores organizados da sociedade. “Essa comunicação é fundamental para garantir a confiança e a segurança no projeto tanto para usuários quanto para investidores”, disse. “Estamos fazendo reuniões também com o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) para fortalecer o processo de transparência”, citou o prefeito, que estava acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

A reunião teve presença da superintendente da área de soluções para cidades do BNDES, Luciene Machado, e equipe, e serviu para atualizar o status do cronograma e programar os próximos passos. A previsão inicial é publicar o edital em setembro de 2025.

Marco no transporte

O novo contrato de concessão promete ser um marco no transporte coletivo da capital, que se consolidou como referência no Brasil e no mundo.

A intenção é trazer uma série de benefícios para os usuários, como ampliação da integração entre linhas, avanço da eletrificação da frota, alinhado às metas de redução de emissão de gases poluentes e uso de energias renováveis, redimensionamento e novas rotas de ônibus, e a implementação de novos indicadores de qualidade e eficiência como instrumento de melhoria contínua. Além disso, novas ferramentas de gestão de embarques e desembarques e a modernização do controle de acesso a terminais e estações-tubo estão entre as inovações previstas.

Sair da versão mobile