O Circuito Mineiro de Dança integra, entre 17 e 20 de julho, o tradicional Festival de Inverno de Mariana. O projeto leva oficinas e apresentações gratuitas à Praça Gomes Freire, ao Cine Teatro Municipal e a escolas municipais da cidade, buscando envolver todas as faixas etárias em atividades que exercitam a expressão corporal e apresentam a força e diversidade da cultura local. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, com patrocínio da Vale.
O Circuito, que surgiu em 2018, já passou por diversas cidades do interior mineiro, com o propósito de fortalecer as economias criativas locais e descentralizar o acesso à cultura. Ao longo da trajetória, o festival cultural itinerante já promoveu mais de 60 oficinas, 30 apresentações de comunidades locais, 14 espetáculos, entre outras atividades, que mobilizaram um público de mais de 12 mil pessoas.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Elaine Reis, idealizadora e gestora do projeto, comenta: “O Circuito Mineiro de Dança busca interiorizar políticas públicas para a dança, movimentando o mercado cultural e a economia criativa das cidades contempladas. Mais do que levar arte, o Circuito promove pertencimento, valoriza a cultura local oferecendo oportunidades para artistas e profissionais das cidades, além de promover uma experiência cultural de qualidade para moradores e visitantes”.
Em Mariana, o evento integra o Festival de Inverno, que este ano conta com o tema “Entre laços”, inspirado na Dança das Fitas, expressão folclórica do distrito Monsenhor Horta. A programação ocupa a cidade histórica e seus distritos e se estende por todo o mês de julho, com atrações locais e nacionais, como Seu Jorge e Maria Gadú. Além de Mariana, o Circuito Mineiro de Dança ainda chega neste ano em Belo Horizonte, 27 e 28 de setembro; Nova Lima, 11 e 12 de outubro; e Jeceaba, 25 e 26 de outubro.
Programação
Escolas Municipais
Quinta-feira (17 de julho)
A artista, pesquisadora e professora Nina Albergaria ministra duas oficinas na Escola Municipal Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. A primeira, Oficina de Dança da Afeto, é voltada para crianças de 9 a 10 anos e explora noções básicas da dança, a partir de brincadeiras e canções tradicionais brasileiras. Mais tarde, na Oficina de Ballet Brincante, crianças de 6 a 8 anos são convidadas a explorar as tradições do Balé Clássico, de forma lúdica e divertida, utilizando instrumentos como bambolês, cordas e fitas de cetim.
Sexta-feira (18 de julho)
Na Escola Municipal Monsenhor José Cota, alunos acima de 12 anos vão poder experimentar técnicas e fundamentos da cultura Hip Hop e suas vertentes, na Oficina de Danças Urbanas, ministrada por Giovanne Silva. O dia também conta com a Oficina Dance Comigo Vem, voltada para todas as idades, com uma introdução aos ritmos populares brasileiros. Já na parte da tarde, além da oficina de Danças Urbanas, a Oficina Vem pra Roda, ministrada por Ingrid Ribeiro, propõe o corpo como território de reconexão com a ancestralidade.
Cine Teatro Municipal Mariana
Quinta-feira (17 de julho)
O local sedia um bate-papo voltado para artistas e produtores culturais, discutindo as dificuldades da gestão cultural periférica e o papel de políticas públicas. Mais tarde, também conta com a Oficina de Dramaturgia e Encenação Criativa, voltada para artistas cênicos. A atividade trabalha a dramaturgia a partir de memórias do cotidiano e da ressignificação de objetos do dia a dia.
Sexta-feira (18 de julho)
O grupo de Belo Horizonte Kiki Favela Ball apresenta os fundamentos da vogue old way e da vogue femme em duas oficinas, valorizando a história da cultura ballroom.
Sábado (19 de julho)
Realizada pelo próprio Circuito Mineiro de Dança, a Oficina da Escrita à Produção de Projetos Culturais convoca artistas, produtores, professores e agentes culturais que desejam tirar ideias do papel.
No local, a Cia Fusion de Danças Urbanas também apresenta o espetáculo “Solos da Rua”, com solos de diferentes danças urbanas: breaking, krump, locking, popping e hip hop — em que cada intérprete leva ao palco um pouco de sua história.
Praça Gomes Freire
A Praça Gomes Freire é palco para a efervescência e a diversidade da dança em Mariana. Na quinta-feira, o local é palco para apresentação de alguns grupos da cidade: Estúdio de Dança AmarElo, Flash Boy Crew e Baile Charme Ébano.
Grupos de Belo Horizonte também chegam na cidade nos próximos dias proporcionando espetáculos e oficinas. No sábado, o público pode participar da Oficina Danças Urbanas, oferecida pela Cia Fusion de Danças Urbanas, e no domingo, a Cia dos Anjos fecha a programação com o espetáculo “Segue o Jogo”, que promete encantar todas as idades.
Serviço: Circuito Mineiro de Dança
Quando: 17 a 20 de julho
Inscrições para as oficinas: https://www.even3.com.br/circuito-mineiro-de-danca-mariana-605636/
Nota: atividades nas escolas são voltadas para os alunos e não necessitam de inscrição
Quinta-feira
Local: Escola Municipal Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida
8h30 – Oficina de Dança Afeto, com Estúdio de Dança AmarElo
10h – Oficina de Ballet Brincante, com Estúdio de Dança AmarElo
Local: CineTeatro Municipal Mariana
15h – Bate-Papo Gestão Cultural Periférica, com Sartre
16h30 – Oficina Dramaturgia e Encenação Criativa, com Sartre
Local: Praça Gomes Freire
19h – Apresentações de grupos de dança de Mariana
Sexta-feira
Local: Escola Municipal Monsenhor José Cota
8h – Oficina de Danças Urbanas, com Grupo de Dança Entre no Ritmo
9h – Oficina Dance Comigo Vem, com Grupo de Dança Na Quebrada
13h – Oficina de Danças Urbanas, com Grupo de Dança Entre no Ritmo
14h – Oficina Vem pra Roda: Danças Populares Brasileiras, com Projeto Baú Recontando
Local: CineTeatro Municipal Mariana
16h – Oficina Vogue Old Way, Kiki Favela Ball
17h – Oficina Vogue Femme, com Kiki Favela Ball
Local: Praça Gomes Freire
19h – Apresentação Kiki Favela Ball
Sábado
Local: CineTeatro Municipal Mariana
10h – Oficina Produção Cultural
19h30 – Apresentação Solos da Rua, com Cia Fusion de Danças Urbanas
Local: Praça Gomes Freire
15h – Oficina Danças Urbanas, com Cia Fusion de Danças Urbanas
Domingo
Local: CineTeatro Municipal Mariana
11h – Oficina Danças Urbanas: História, Cultura e Movimento, com Cia dos Anjos
Local: Praça Gomes Freire
16h – Apresentação Segue o Jogo, com Cia dos Anjos