Diário de Curitiba

Novo livro investiga a escalada da violência doméstica no Brasil

Chega às livrarias Agressão – A escalada da violência doméstica no Brasil, novo livro da jornalista Ana Paula Araújo, publicado pela Globo Livros. A obra examina com profundidade os fatores que mantêm a violência de gênero presente na realidade de milhares de mulheres brasileiras, mesmo em um país com legislação reconhecida internacionalmente.

Com base em entrevistas realizadas em todas as regiões do Brasil, o livro reúne relatos de vítimas, agressores, médicos, psicólogos, juristas, policiais e estudiosos, compondo um panorama amplo e atual sobre o problema. A apuração revela como esse tipo de violência se manifesta nos mais diversos contextos sociais e culturais.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

“Como mulher e mãe de uma menina, a violência de gênero é uma das minhas maiores preocupações. E, nos últimos anos, me dediquei a investigar as causas, os mecanismos de perpetuação e as saídas para tanta insegurança e injustiça que permeiam a vida das mulheres”, afirma Ana Paula.

A obra também destaca temas menos abordados, como os abusos enfrentados por empregadas domésticas, a violência contra mulheres trans e a escalada de ataques no ambiente digital, que atinge especialmente meninas e adolescentes.

“Essas vítimas são mulheres de todas as classes sociais, idades, níveis de escolaridade e de informação, que vivem tanto em famílias estruturadas quanto disfuncionais. Nas páginas do livro, elas falam de suas dores, dúvidas, dificuldades e escancaram a solidão, a estigmatização e o apoio falho das instituições e da sociedade. E contam como costumam ser mais cobradas e julgadas que os próprios agressores.”

Com linguagem direta e fundamentação jornalística, Agressão propõe um debate necessário sobre a violência que, embora muitas vezes invisível, tem efeitos duradouros na vida de quem a sofre. “Espero que a informação trazida em ambos os livros e os relatos corajosos dessas mulheres provoquem reflexão e mudança”, diz a autora.

O livro será lançado oficialmente durante a Bienal do Livro Rio 2025, com participação de Ana Paula em dois debates nos dias 18 e 20 de junho. Em seguida, haverá eventos de lançamento no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Sobre a autora:

Ana Paula Araújo nasceu no Rio de Janeiro e passou a infância em Juiz de Fora, Minas Gerais. É formada em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Iniciou a carreira como estagiária na Rádio Globo e migrou para a televisão, passando pelas bancadas do Bom Dia Rio e do RJTV. Atualmente apresenta o Bom Dia Brasil e integra o rodízio de apresentadores do Jornal Nacional. Em 2011, integrou a equipe de Jornalismo da Globo vencedora do Emmy Internacional pela cobertura da ocupação do Complexo do Alemão. É autora de Abuso: A cultura do estupro no Brasil, também publicado pela Globo Livros.

Sair da versão mobile