Diário de Curitiba

Curta curitibano que adapta obra de H.P. Lovecraft estreia na Cinemateca no dia 30 de setembro

Foto: Divulgação

O curta-metragem “A Modelo”, dirigido por Luiz H. Costa, estreia no dia 30 de setembro de 2025, na Cinemateca de Curitiba. Realizado por meio do Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba, o filme adapta livremente o conto “O Modelo de Pickman”, de H. P. Lovecraft, e traz o horror cósmico para dentro de uma história de luto e relações familiares.

Gravado em 2024 em São José dos Pinhais e Curitiba, a trama acompanha Ana (Bianca Kaston, em sua estreia no cinema), que retorna à casa do pai recluso após a morte da mãe. No local, ela se depara com os quadros perturbadores que ele pinta para lidar com a perda e descobre fissuras entre a arte, a memória e o pesadelo. O elenco conta ainda com Paulo Matos (Coração Neon), no papel do pai, e Caroline Roehrig (A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti), como a médica.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Ainda em setembro, a produção representou a capital paranaense no H. P. Lovecraft Film Festival, em Portland (EUA), um dos mais importantes eventos dedicados ao horror cósmico no mundo. A seleção coloca Curitiba no mapa internacional de um circuito marcado por obras que dialogam diretamente com a literatura de Lovecraft e seus herdeiros.

A equipe de “A Modelo” reúne nomes como Pedro Santoro (produção), Bruno Frediani (direção de fotografia) e Abrahão de Assis (direção de arte). O roteiro é assinado pelo diretor em parceria com André Arruda Nascimento.

Para Luiz H. Costa, o curta é uma forma de transpor o desconforto do universo lovecraftiano para a intimidade familiar. “No filme, exploro o horror que emerge de relações familiares quebradas e das sombras escondidas nas paredes de nossas próprias casas. Inspirado em Lovecraft, quis trazer o horror cósmico para um contexto mais íntimo, onde luto, trauma e isolamento emocional se tornam tão perturbadores quanto qualquer criatura indescritível.”

A protagonista Bianca Kaston, que faz sua estreia no cinema, lembra o impacto do papel. “A Ana é uma personagem silenciosa por fora, mas cheia de conflitos por dentro. Precisei aprender a deixar isso aparecer nos gestos, nos olhares. Estrear com uma história tão densa é assustador e, ao mesmo tempo, muito emocionante.”

O diretor

Nascido próximo à Serra da Canastra, Luiz cresceu ouvindo as lendas contadas pela avó e assistindo a filmes de terror que alugava com a mãe nos fins de semana. Abandonou a engenharia para estudar Produção Cênica na UFPR, onde desenvolveu seu interesse pelo roteiro. Foi coautor do longa “Por Enquanto”, vencedor do Festival de Roteiros de Curitiba (FRIACA), e desde então se dedica a criar narrativas que unem horror psicológico e elementos fantásticos.

A sessão de estreia na Cinemateca de Curitiba ocorre a partir das 19 horas e será acompanhada de um bate-papo com a equipe da produção. Em outubro, o filme terá uma nova exibição na programação oficial do DJANHO!, a mostra de cinema fantástico da capital paranaense.

Serviço
Estreia do curta-metragem “A Modelo”
Quando: 30 de setembro de 2025, às 19 horas
Onde: Cinemateca de Curitiba, R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Curitiba.
Entrada gratuita.
Mais informações: @amodelo.curta

Sair da versão mobile