Diário de Curitiba

Fato ou Fake: Parceria público-privada do programa Parceiro da Escola

Foto: Divulgação

O ano de 2025 trouxe importantes transformações para a educação paranaense por meio do Programa Parceiro da Escola. Nas 34 escolas administradas pelo Impulso Educação, a gestão administrativa tem impactado positivamente a vida de mais de 24 mil alunos diariamente. O projeto permite que os desafios estruturais, os cuidados com a manutenção e a organização sejam realizados pela instituição, enquanto os educadores concentram suas atividades no aspecto pedagógico.

“Neste ano, compreendemos as particularidades de cada realidade e conseguimos mobilizar recursos para atender às necessidades dos estudantes, desde a entrega gratuita de novos kits completos de uniformes e a oferta de merenda escolar até a contratação de profissionais para substituição nas aulas vagas e o atendimento psicossocial. Tudo isso visa proporcionar uma escola com mais cuidado, atenção e oportunidades para todos”, destaca Thiago Nunes, diretor-geral do Impulso Educação.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Para esclarecer o funcionamento do projeto, o diretor-geral Thiago Nunes responde o que é fato ou fake sobre a atuação do Impulso nas escolas paranaenses:

  1. O uniforme escolar precisa ser comprado pelas famílias?

Fake. Os uniformes são 100% gratuitos para todos os estudantes, e os kits escolares são distribuídos nas unidades. “Essa é uma medida que, além de contribuir financeiramente com as famílias, proporciona segurança para a comunidade escolar”

  1. A escola começará a cobrar mensalidade?

Fake. As escolas continuam públicas e gratuitas, mantendo os mesmos processos de matrícula e admissão de acordo com cada unidade escolar.

  1. O número de aulas vagas diminuiu?

Fato. Entre as melhorias do programa está a contratação de professores substitutos. “Nas unidades do Impulso Educação, temos professores e monitores disponíveis para assumir turmas sempre que necessário e também colaborar nas aulas de reforço escolar e recomposição de aprendizagem no contraturno”, informa Thiago.

  1. Houve investimentos em melhorias estruturais?

Fato. Mais de 5 mil manutenções foram realizadas, incluindo ações preventivas, limpezas de caixas d’água, manutenção de equipamentos de ar-condicionado e reparos elétricos. Além disso, mais de 400 ventiladores foram instalados e mais de 90% das unidades passaram por revitalização dos banheiros.

  1. A merenda escolar passou a ser cobrada?

Fake. A merenda continua gratuita para todos os alunos. Os cardápios são elaborados com acompanhamento de nutricionistas, garantindo uma alimentação saudável e equilibrada. “Além disso, as escolas também contam com psicólogos e assistentes sociais, assegurando o atendimento psicossocial aos estudantes”, explica Thiago.

  1. O diretor da escola perdeu autonomia?

Fake. O diretor mantém total autonomia dentro da unidade escolar e, agora, conta com mais tempo para se dedicar às questões pedagógicas.

  1. Há mudança no ensino das escolas? 

Fake. O Impulso Educação atua na gestão administrativa das escolas e em projetos e atividades especiais e de contraturno escolar. Todo conteúdo pedagógico segue as diretrizes da Secretaria Estadual de Educação em todo estado. 

  1. As famílias beneficiadas apoiam o projeto?

Fato. De acordo com pesquisa do Governo do Estado do Paraná, 86% dos pais aprovam o programa, 84% o recomendariam e 92% percebem mais cuidado com seus filhos. “Esse é um novo capítulo na parceria público-privada. Nossa missão é garantir que os alunos aprendam de forma efetiva, em uma escola cada vez mais aberta e transformadora da realidade de todos eles”, finaliza Thiago.

Sair da versão mobile