Considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo, Inhotim, em Brumadinho (MG) combina arte contemporânea com a natureza. Com cerca de 140 hectares, ele é único por sua fusão de acervos artísticos de escala internacional com uma das maiores coleções botânicas mundiais, oferecendo uma experiência imersiva. Inserido em uma área privilegiada de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, o destino figurou na lista dos 52 lugares para conhecer em 2026, do jornal americano The New York Times, como o único representante brasileiro no ranking.
O reconhecimento internacional reforça o potencial do destino para diferentes perfis de viajantes, segundo Júnior Lins, Diretor Executivo do Clube Bancorbrás. "Inhotim proporciona uma experiência que integra cultura, natureza e tempo de permanência qualificado", afirma. "O interesse crescente por turismo cultural e de natureza tem ampliado a busca por destinos que ofereçam vivências integradas". O acervo reúne cerca de 1.862 obras de mais de 280 artistas, de 43 países, distribuídas em galerias e espaços ao ar livre. O complexo abriga ainda um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies raras, provenientes de diferentes continentes.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Porta de entrada para Inhotim, Belo Horizonte se consolida como base estratégica para quem visita o museu, devido à proximidade e à infraestrutura turística da capital mineira. Reconhecida pela cena cultural diversa, a cidade reúne pontos turísticos como o Conjunto Moderno da Pampulha, a Praça da Liberdade, o Mercado Central e outros, além de uma agenda constante de eventos artísticos. A culinária, um dos principais atrativos locais, inclui desde a cozinha tradicional mineira até restaurantes contemporâneos, além de mercados e bares que integram o cotidiano urbano e reforçam a identidade cultural do destino.
O Diretor destaca que, para os clientes do Clube Bancorbrás, é uma oportunidade de utilizar as diárias em Belo Horizonte e na região metropolitana. "E assim explorar o museu de Inhotim com tranquilidade e planejando o roteiro de forma mais completa", afirma. "A capital oferece opções de hospedagem, mobilidade e serviços que permitem ao viajante organizar a visita com mais conforto, e aproveitar experiências culturais e gastronômicas".
