Diário de Curitiba

Guarda Municipal prende 16 pessoas e atende mais de 290 ocorrências na primeira semana da Operação Centro Seguro

Guarda Municipal intensifica patrulhamento no centro de Curitiba. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A Operação Centro Seguro de 2026 já apresenta resultados significativos no reforço do policiamento na área central da capital. Desde o início do ano foram atendidas cerca de 290 ocorrências, que resultaram em 16 prisões.

Durante os patrulhamentos, que têm acontecido de forma preventiva e ostensiva, centenas de armas brancas foram apreendidas na área central, o que contribui diretamente para a prevenção de novos crimes na região. Os objetos, facas, estoques, punhais, machados, chaves de fendas, ferramentas perfurantes, costumam ser utilizados para práticas de furtos, arrombamentos, roubos, agressões e em alguns casos até homicídios. Todas essas armas foram localizadas nas abordagens realizadas no centro de Curitiba nos últimos três meses.

As ações reúnem diariamente mais de 100 agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar para coibir crimes como furtos, roubos, homicídios e tráfico de drogas. O patrulhamento está ocorrendo em pontos estratégicos do Centro, como as Praças Rui Barbosa, Osório, Tiradentes e Oswaldo Cruz, além do Terminal do Guadalupe, Largo da Ordem, Passeio Público, Rua XV de Novembro, o entorno da região da Rodoferroviária e do Mercado Municipal.

Principais ocorrências

Na quarta-feira (14/1), equipes da Guarda Municipal realizaram a prisão de um homem suspeito de furto, nas proximidades da Rua Chile, no Prado Velho. Durante o patrulhamento, os guardas perceberam que um homem empurrava uma motocicleta sem placa, que ao perceber a aproximação das viaturas, tentou esconder o veículo em meio a um arbusto.

Os agentes tentaram realizar a abordagem, mas o suspeito fugiu, sendo detido em seguida. Em consulta ao veículo, foi descoberto que a motocicleta possuía alerta de furto.

Também na quarta, uma denúncia anônima levou a GM a prender um casal suspeito por tráfico de drogas, na Praça Tiradentes. No local, os agentes localizaram com um dos suspeitos porções de crack, cocaína e maconha, além de uma certa quantidade em dinheiro. Durante a ocorrência, o homem tentou se livrar das drogas assim que percebeu a aproximação dos agentes. Os dois suspeitos foram presos.

Na quinta-feira (15/1), uma mulher com mandado de prisão em aberto foi detida pela GM, na região do Terminal do Guadalupe. A ação aconteceu no período da manhã, quando os agentes perceberam a reação da mulher que tentou fugir assim que as equipes se aproximaram. Após identificação da suspeita e consulta, os guardas constataram a existência de um mandado de prisão em aberto.

No sábado (17/1), um homem foi preso suspeito por tráfico de drogas, na Rua do Rosário, região do Largo da Ordem. A abordagem foi realizada durante um patrulhamento, após uma denúncia de um cidadão que passava pelo local. Com o suspeito, as equipes encontraram pedras de crack e porções da substância, totalizando cerca de 15,7 gramas.

Ainda no sábado, durante patrulhamento, equipes da GM abordaram um suspeito que dispensou uma substância ilícita ao notar a aproximação dos agentes. Durante a abordagem, nenhuma substância ou nada de ilegal foi encontrado. Mas, após buscas em dados, foi constatado que o homem possuía um mandado de prisão em aberto. Nos últimos oito anos, a Guarda Municipal prendeu 780 pessoas que tinham mandado de prisão em aberto na região central.

Os suspeitos presos foram encaminhados para à Central de Flagrantes da Polícia Civil do Paraná, para os procedimentos de polícia judiciária cabíveis.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Sair da versão mobile