Por lá, são oferecidas as opções de caminhar, praticar ciclismo no velódromo, conhecer o Museu Botânico Municipal ou se aventurar no Jardim das Sensações.
O parque ocupa o lugar de duas pedreiras desativadas. Originalmente as pedreiras dariam lugar a uma usina de lixo industrial, mas alguém teve a brilhante ideia de transformar o local em um parque.
Dividido em duas partes, quem chega pelo alto, encontra um belíssimo jardim francês com espelho d’água, plantas, pequena cachoeira artificial, restaurante e um mirante show de bola com vista espetacular do parque.
Uma escadaria leva à parte baixa, onde o barato é sentar-se no deque e apreciar os superlativos lago e cachoeira (artificiais, mas muito cênicos).
Há também um túnel de 45 metros de extensão, escavado na rocha, ligando a área das duas pedreiras que pode ser atravessado a pé, por uma passarela sobre a água é outra atração do parque.
Democrática, a região reúne praças, largos, museus, galerias de arte, espaços culturais, igrejas e casarões muito bem preservados, além de bares e diversas opções gastronômicas.
O acervo conta com obras de artistas de Di Cavalcanti, Andy Warhol, Tarcila do Amaral, e Tomie Ohtake.
RICARDO ALCANTARA
MARCELA DETONI
SMCS DE CURITIBA/AEN-PR/PIXABAY/WIKI COMMONS
RICARDO ALCANTARA