Guilherme Buozi, um menino curitibano de apenas nove anos, está mostrando que tamanho não importa quando se trata de motocross. Ele foi convidado para participar da Arena Cross Brasil, que é o maior evento de motocross do país, no dia 25 de setembro, na categoria 50cc.
Guilherme começou a se interessar pelo esporte quando tinha cinco anos. Os pais o levaram para assistir uma corrida de velocross em Campina Grande do Sul. Antes disso ele não tinha nenhum contato com o esporte, mas a mãe, Karine foi jogadora de vôlei e o pai, Rafael, de futebol. “Quando terminou a corrida, Gui já começou a chorar e falou que nunca mais voltaria lá se não tivesse uma moto para participar,” conta a mãe, Karine Valle. “Desde esse dia ele só falava em moto, assistia vídeos no YouTube, passou a saber tudo desse esporte.”
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
A partir desse momento os pais decidiram incentivar a prática do esporte, compraram capacete, roupas, equipamentos, mas faltava a moto. Decidiram então vender o carro, um chevette, para comprar a moto. Em julho de 2017, com cinco anos, Gui começou a treinar com a moto. “Nós assistimos vídeos de pilotagem para ensinar a ele, a gente estudava para poder passar um ensinamento correto, posição do corpo, das pernas, dos braços,” explica a mãe.
Com seis anos, logo na primeira corrida no motocross, em Mandaguari, Guilherme terminou em quinto, um resultado que nem mesmo os pais esperavam. “Depois disso só veio se destacando, veio o convite para o Arena Cross Brasil, ali ele descobriu m outro mundo cheio de sonhos,” diz Karine.
Sobre os treinos, Karine conta que ele treina uma vez por semana, e no final de semana vão para a pista. “As pistas são longe, não tem em Curitiba, ele acaba viajando 50 minutos para treinar algumas horinhas. Às vezes treina no terreno baldio perto de casa. O importante é ter contato com a moto, é assim que ele define.”
Além da Arena Cross Brasil, Guilherme disputa também o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paranaense de Motocross.