Diário de Curitiba

Ministro Lupi se mostra favorável a doação de terreno do INSS para famílias da Vila Domitila

Foto: Divulgação/Assecom PDT

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, esteve em Curitiba no sábado (30) e se mostrou favorável à doação do terreno do INSS para transformar a Vila Domitila em uma área de habitação social. A proposta foi apresentada ao ministro pelo deputado estadual Goura (PDT).

“Logo no começo da minha gestão você já me levou esse projeto sobre essa área da Vila Domitila. E eu acho que aqui dá para fazer um novo bairro. Com áreas de habitação, prédios públicos, áreas de lazer e escolas. Tem que ter escolas. Eu acho que isso vai ser um marco da nossa gestão”, afirmou Carlos Lupi ao deputado em visita à área.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Goura propôs ao ministro que o INSS disponibilize a área, de 23 quadras, para que a cidade prepare um plano de urbanização. Ele ressalta que é a oportunidade de contemplar as famílias originais da Vila Domitila e mais 10 mil das quase 60 mil pessoas na fila da Cohab.

“Estamos lutando por um projeto revolucionário de habitação social na região central de Curitiba. Ao invés de manter a população vulnerável cada vez mais longe de transporte, saúde e qualidade de vida, podemos tornar a Vila Domitila, no Cabral, referência de um urbanismo do Século XXI”, argumentou.

No entanto, Goura ressalta que para a viabilização do projeto é necessário investimento robusto e vontade política da Prefeitura de Curitiba.

Vila Domitila

A área, conhecida como Gleba Juvevê/Vila Domitila está localizada próxima ao terminal de transporte do Cabral e é um grande vazio urbano em Curitiba, com desperdício de infraestrutura. Ela é composta por várias quadras – dimensão total 191.480m², adquirida pelo IAPC (atual INSS) em 1944.

Sair da versão mobile