Ícone do site Diário de Curitiba

Comissão debate os impactos dos processos de desertificação na Caatinga

Mateus Pereira/Governo da Bahia
Meio Ambiente - geral - semiárido caatinga vegetação sertão Nordeste nordestino (Tucano-BA)
Caatinga é o bioma mais afetado pelos impactos da desertificação

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (12) audiência pública sobre os impactos dos processos de desertificação na Caatinga. O debate atende a pedido do deputado Fernando Mineiro (PT-RN).

Apesar da sua importância desse bioma, Fernando Mineiro destaca que ele não está incluído como patrimônio nacional brasileiro. “A PEC 504/10, que tramita no Congresso Nacional, busca reparar essa dívida do Estado brasileiro”, afirma.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

O parlamentar destaca que a Caatinga é o bioma mais afetado pelos impactos da desertificação, causados pelas mudanças climáticas e pelo uso indiscriminado dos recursos naturais.

“Mais de 1/4 da população da Caatinga trabalha no setor agropecuário. Ela abriga 32% das propriedades rurais do Brasil e 18% da população rural mais pobre do País. Os agricultores familiares representam 36,7% de todos os produtores rurais do bioma”, destaca.

O bioma ocupa, conforme Fernando Mineiro, uma área de cerca de 844.453 km², o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe e o norte de Minas Gerais. Abriga 932 espécies de plantas, 178 de mamíferos, 590 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas.

Veja a lista de convidados do debate

O debate será realizado às 11 horas, no plenário 2.

Sair da versão mobile