Ícone do site Diário de Curitiba

Câmara homenageia autoridades e personalidades por serviços relevantes prestados ao Legislativo e ao Brasil

Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Duas pessoas sentadas à mesa
Lira e Maria do Rosário durante a sessão de entrega das medalhas

A Câmara dos Deputados entregou nesta quarta-feira (4) a Medalha do Mérito Legislativo de 2024. “Agradeço a cada colega parlamentar e a cada servidor que tenha contribuído para que elaborássemos uma lista de homenageados plural e representativa”, disse o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no discurso de abertura da sessão solene.

A condecoração foi criada em 1983 e, desde então, homenageia autoridades, personalidades ou instituições, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes ao Legislativo ou ao Brasil.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Neste ano, foram agraciadas 34 pessoas, entre elas:

  • ministros do Supremo Tribunal Federal (STF);
  • empresários;
  • políticos;
  • ativistas de causas sociais;
  • o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump;
  • a viúva do ex-deputado Rubens Paiva Eunice Rubens Paiva (in memoriam);
  • o filho de Rubens Paiva, o escritor Marcelo Rubens Paiva;
  • a atriz Fernanda Torres, que interpreta o papel de Eunice em filme que retrata a luta da família Paiva após a prisão e o desaparecimento do ex-deputado durante a ditadura militar.

=> Confira a lista completa dos agraciados

Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Neto do ex-deputado Rubens Paiva recebe homenagem no lugar da avó

“Personalidades e instituições de diferentes origens, de diferentes vivências e de diferentes pensamentos estão contempladas, revelando o compromisso inquebrantável desta Casa com a sociedade brasileira, que é também diversa e rica em manifestações que nos agregam experiências e valor incomparáveis”, disse Lira.

Defesa da Constituição
A 2ª secretária da Mesa Diretora, deputada Maria do Rosário (PT-RS), afirmou que o prêmio carrega como significado a defesa da Constituição. “Qual é o nosso fundamento, qual é o nosso princípio como nação, se não a própria Constituição?”, disse a parlamentar.

“A nação brasileira vive hoje, um momento no qual ela tem a oportunidade de superar uma história que talvez seja muito difícil. A história de termos vivido em diferentes momentos ameaças à democracia e ao próprio Parlamento”, acrescentou Maria do Rosário.

Sair da versão mobile