Diário de Curitiba

Vereador propõe criação de Núcleo de Coordenação de Política Pública para o Autismo em Curitiba

Vereador Pier PetruzzielloFoto: Divulgação

Projeto de lei do vereador Pier Petruzziello pede criação de Núcleo de Coordenação de Política Pública para o Autismo em Curitiba. O objetivo é promover a inclusão social e garantir os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a proposta o Núcleo será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) ou a qualquer órgão que venha a substituí-la e ganhará o nome de Nilton Salvador, pai de autista, já falecido, mas cuja história e luta foram fundamentais para a construção das políticas públicas e dos projetos que hoje existem na área do autismo.

“Nilton Salvador foi quem me apresentou o autismo. A primeira lei de autismo de Curitiba veio de uma conversa com ele no meu gabinete e a lei do diagnóstico precoce também. Além da contribuição que ele deixou para a causa, se tornou um grande amigo e faz enorme falta”., conta o vereador Pier Petruzziello.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

A justificativa do projeto considera o aumento significativo de diagnósticos e a complexidade das necessidades das pessoas com TEA e, portanto, a urgência de políticas públicas integradas, eficientes e humanizadas. Desta forma o Núcleo terá como atribuição central coordenar, auxiliar o planejamento e monitorar a implementação de programas e ações voltadas à garantia dos direitos das pessoas com TEA, promovendo a articulação entre os diversos setores públicos e privados envolvidos.

Para que possamos assegurar o acesso ao diagnóstico precoce, intervenções terapêuticas eficazes, educação inclusiva, qualificação profissional e apoio às famílias tem que haver articulação. Estudos apontam que o suporte integral e interdisciplinar é decisivo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA, sendo, portanto, responsabilidade do poder público criar mecanismos que garantam esse suporte de forma contínua e equitativa”, afirma Petruzziello.

Ainda de acordo com a proposta, a estruturação do Núcleo proporcionará a centralização das informações e a elaboração de diretrizes que orientarão a formação de profissionais, a sensibilização da sociedade e a inclusão efetiva no mercado de trabalho. Na justificativa de Pier Petruzziello está ainda um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária, assegurando que as pessoas com TEA tenham suas potencialidades reconhecidas e seus direitos plenamente garantidos.

Além do projeto de lei, o vereador protocolou sugestão ao executivo municipal para buscar a criação do Núcleo de Coordenação de Política Pública para o Autismo Nilton Salvador.

Sair da versão mobile