
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, receberam a visita do presidente do Chile, Gabriel Boric.
No encontro, eles discutiram o projeto Rotas de Integração Sul-americana. As rotas têm o duplo papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre Brasil e seus vizinhos e a Ásia.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
A iniciativa de integração regional busca conectar os oceanos Atlântico e Pacífico por meio de um corredor viário atravessando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. “A integração da América do Sul depende de que sejamos capazes de entregar resultados concretos”, disse Boric. Para o dirigente chileno, é importante discutir tratados, comércios e infraestrutura que possam melhorar as relações comerciais entre os países do bloco.
Motta reafirmou a relação de amizade entre os dois países e ressaltou a pluralidade de correntes no parlamento brasileiro. Segundo ele, esse ânimo para o diálogo e entendimento serve para guiar nas relações internacionais. “Esse encontro é importante para identificar como o parlamento brasileiro pode fortalecer essa amizade em termos que tragam benefícios concretos para nossos povos”, afirmou.
Boric também afirmou que no cenário atual do mundo é muito importante defender os princípios democráticos.
A vinda ao Congresso Nacional faz parte de uma série de atividades programadas do chefe de estado chileno. Ontem, Boric se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.