Ícone do site Diário de Curitiba

Câmara fará audiência conjunta sobre inteligência artificial e segurança pública

GettyImages
Pessoa usa ferramenta de Inteligência Artificial em computador
Marcos regulatórios buscam garantir que os algoritmos sejam utilizados de maneira responsável

As comissões especiais da Câmara dos Deputados que analisam o Projeto de Lei 2338/23, sobre Inteligência Artificial, e a Proposta de Emenda à Constituição 18/25, conhecida como PEC da Segurança Pública, realizarão audiência conjunta na terça-feira (28), às 11 horas, no plenário 2.

O objetivo é discutir os usos e impactos da inteligência artificial (IA) na área da segurança, incluindo aplicações tecnológicas, desafios éticos e regulamentação.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

A audiência foi solicitada pela deputada Luisa Canziani (PSD-PR) e pelo deputado Mendonça Filho (União-PE).

Os parlamentares explicam que a IA pode ser usada, por exemplo, na instrução de inquéritos, na busca por vítimas e no estudo analítico de crimes. Eles ressaltam, no entanto, que esse uso deve ter um padrão.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nas áreas de justiça e segurança pública aponta que é fundamental reconhecer que os dados usados nos algoritmos são frequentemente incompletos e enviesados.

Por isso, marcos regulatórios são essenciais para garantir o desenvolvimento e a utilização dessa tecnologia de maneira ética e responsável.

Sair da versão mobile