Ícone do site Diário de Curitiba

CPMI prende ex-coordenador do INSS após nove horas de depoimento

Waldemir Barreto/Agência Senado
Jucimar foi levado à delegacia do Senado por determinação do presidente da CPMI
Jucimar foi levado à delegacia do Senado por determinação do presidente da CPMI

O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS Jucimar Fonseca da Silva foi preso no fim de seu depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS no início da madrugada desta terça-feira (2).

Depois de cerca de nove horas de depoimento, o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), determinou à Polícia Legislativa do Senado que efetuasse a prisão, diante das contradições apontadas pelos parlamentares e pela recusa anterior do depoente em prestar explicações ao colegiado.

Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!

 

 

 

Antes de anunciar a prisão, Carlos Viana afirmou que pedirá a prorrogação dos trabalhos da CPMI até maio de 2026, argumentando que as investigações ainda têm desdobramentos relevantes a serem apurados.

Condução coercitiva
Jucimar Fonseca da Silva depôs nesta segunda-feira (1º) na CPMI do INSS após ser conduzido pela Polícia Legislativa do Senado. Ele havia se negado a comparecer em duas convocações anteriores.  Esta foi a primeira condução coercitiva da CPMI e ocorreu depois de duas tentativas infrutíferas em colher o depoimento de Jucimar. Ele foi acompanhado por um oficial de Justiça.

 

Sair da versão mobile