O ex-governador do Paraná, Roberto Requião, de 81 anos, anunciou neste domingo (13) em uma rede social, a filiação dele ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Requião estava sem partido desde agosto de 2021, quando deixou o MDB. Além da filiação, ele declarou também a pré-candidatura dele ao governo do estado. “Eu levo à frente a minha pré-candidatura ao governo do estado para pôr uma ordem na casa e acabar com os erros. Minha gente, vamos juntos. Espero que, no país inteiro, atitudes como a minha sejam acompanhadas pelas pessoas que têm lucidez sobre o que está acontecendo. Pelo Paraná e pelo Brasil, vamos em frente. Me filio ao PT no dia 18”, disse em vídeo publicado na rede social.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Na gravação, Requião ainda afirmou que “não tem mais dúvida” de que “o caminho é esta federação com o PT”. “Eu não tenho dúvida. Analisando a conjuntura política, nós estamos participando de uma frente, de um movimento que vai modificar essa realidade submissa do Brasil diante dos interesses dos muito ricos e do grande capital”, disse.
Nos últimos dias, o ex-governador já estava próximo de bater o martelo para o ingresso no partido. Na última quarta-feira (9), o ex-MDB tomou um café da manhã com centrais sindicais, como a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a Força Sindical e havia a expectativa de que a filiação fosse de fato anunciada neste final de semana.
Segundo ele, no encontro foi criado um grupo de trabalho para formular propostas para o Paraná, atualmente comandado por Ratinho Júnior (PSD). O próprio Requião compartilhou em seu Twitter que o ex-presidente Lula deve visitar Curitiba no dia 18 deste mês.
Roberto Requião foi filiado ao MDB ao longo de toda sua vida pública, mas deixou a legenda em julho do ano passado, após sua chapa ser derrotada na disputa pelo comando do diretório estadual do partido.
Ele está na política há 40 anos. Já foi deputado estadual, prefeito de Curitiba, governador do Paraná por três mandatos e senador por dois.
Mandatos Requião:
- 1982: deputado estadual
- 1985: prefeito de Curitiba
- 1990: governador do Paraná
- 1994: senador
- 2002: governador do Paraná
- 2006: governador do Paraná
- 2010: senador