Foto: Reprodução Facebook Ednilson Sacramento

Orientar profissionais de comunicação para uma correta abordagem da pessoa com deficiência na imprensa. Esse é o objetivo do livro “Pauta eficiente: Como abordar a deficiência na imprensa”, que será lançado nesta quinta-feira (03), no ‘Dia Internacional da Pessoa com Deficiência’, na plataforma Amazon.

O livro é o desdobramento da pesquisa de TCC do jornalista baiano Ednilson Sacramento, de 59 anos, que foi o primeiro aluno cego a se formar no curso de jornalismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e dedicou seus estudos para elaboração do material.

A escolha do tema da obra se deu após o autor observar a ausência de uma comunicação mais assertiva sobre a comunidade das pessoas com deficiência na mídia. “Quase sempre eu percebia que essa comunicação, era feita de maneira pouco conveniente, como, por exemplo, chamando as pessoas com deficiência de portadores de deficiência ou chamando as pessoas surdas de surdo-mudo, ou, ainda, trocando o sistema braile pelo idioma libras”, comenta.

A principal ideia do livro é preencher essa lacuna e oferecer uma série de recomendações para que jornalistas e comunicadores possam tomar como referência quando forem fazer os seus trabalhos. “São várias orientações sobre acessibilidade, inclusão e uso correto das terminologias relacionadas às pessoas com deficiência, e dicas que vão desde como entrevistar uma pessoa com deficiência, até sugestões de pautas que envolvam essas pessoas”, explica Ednilson.

O livro do jornalista Ednilson Sacramento está disponível na Amazon, no formato eBook Kindle:

Descrição da imagem destacada no post: A capa do guia é ilustrada pela frente de um caderno de capa azul escuro com uma espiral metálica do lado esquerdo e textos em letras brancas. No topo está escrito #pauta #eficiente, abaixo do título, um círculo branco emoldura o desenho estilizado de um microfone de pedestal. No centro da página, o subtítulo: “Como abordar a deficiência na imprensa”. Abaixo, um quadrado dividido em quatro partes apresenta os símbolos para deficiência física, surdez, deficiência intelectual e deficiência visual; todos em verde água sobre fundo branco. No rodapé, o nome do autor Ednilson Sacramento.

One thought on “Jornalista desenvolve guia prático para facilitar a abordagem da deficiência na mídia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: