Rio Itiberê / Foto: Sirlene Araújo

Que Curitiba não tem praia todos já sabem, ou, a grande maioria. Alguns memes rolam soltos por aí com quem ousa esquecer esse detalhe. Mas, se Curitiba não tem praia, o mesmo não podemos dizer do Paraná. São 125 praias e balneários e mais de 57 ilhas no litoral. Sendo as praias de Caiobá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Praia de Leste, as mais frequentadas. 

Hoje, vamos falar de uma cidade do litoral paranaense que também não tem praia. Mas como assim não tem praia? Poxa, eu vim aqui ler, justamente pra saber delas.

Calma, caro leitor. Não tem praia mas tem belezas do fundo do mar. 

Estamos falando de Paranaguá, cidade que fica a menos de 90 km de Curitiba, via Br 277, ou ainda, economizando o pedágio, via Morretes, 133 km  curtindo a natureza exposta na Estrada da Graciosa. Com pouco mais de 133 mil habitantes, a cidade nos recebe de braços abertos. De cara já vemos uma grande placa de boas vindas e a paisagem é tomada de verde, céu azul e contêiner. Sim, Paranaguá tem porto, e é um dos mais importantes e modernos do país, logo, normal você se deparar com muitos caminhões e também contêiners pelo caminho.  Mas o que a cidade oferece de interessante mesmo, são as opções de entretenimento para toda a família. Listei algumas:

Aquário Marinho

É possível enxergar um pouco da beleza do mar no Aquário de Paranaguá. Com valores a partir de R$12, já é possível adentrar o local, dividido em três andares, 26 recintos.  É possível admirar diversas espécies, a maioria encontradas no litoral paranaense mesmo e outros de fora. Vivem alí robalos, enguias, estrelas do mar, baiacú, tartarugas. Animais exóticos como o tubarão-bambu, encontrado na Ásia, diversas espécies de Raias, jacarés, e, pasmem, até pinguins. O local também conta com Auditório, espaço para exposições, loja de souvenirs (lembrancinhas), espaço kids com livre acesso aos visitantes, realidade virtual e até um Mirante. A boa notícia é que estão projetando uma melhoria de infraestrutura ao entorno do aquário, com pretensão de atrair ainda mais turistas, como noticiado no Folha do Litoral. O aquário está localizado na rua João Régis, no centro histórico. Fica aberto aos sábados e domingos das 10h às 18h. 

Mercado Municipal

Loja Mercado Municipal / Foto: Sirlene Araújo

Localizado ao lado do Aquário marinho, o Mercado Municipal oferece uma gama de produtos, desde os naturais como frutas e sementes, até aquelas lembrancinhas que amamos garantir nas viagens. Logo na entrada tem uma loja imensa com artesanatos, imãs de geladeira, correntinhas e muitos artigos de madeira. Outras lojas oferecem roupas, camisetas, biquínis, bermudas. No piso superior algumas lanchonetes e restaurantes. Mas a praça de alimentação maior fica no terceiro piso, onde privilegia o turista com uma vista ampla da cidade banhada pelo rio Itiberê. Há muitas mesas espalhadas por todo o terraço para poder degustar as opções desde a baixa gastronomia, com os famosos hambúrgueres, até os restaurantes que oferecem frutos do mar.

Ponte da Ilha dos Valadares

A ponte da Ilha dos Valadares também é uma atração turística da cidade. Ao lado do mercado municipal já é o acesso à ela. A travessia obrigatoriamente tem que ser feita a pé, não é permitido o tráfego de carros na ilha. Esses, por sua vez, são atravessados via balsa. No caso de motos e bicicletas, devem ser empurradas por seus donos, também a pé. Do outro lado, na ilha, uma praça rodeada de comércios, centro histórico e a linda igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Só pela bela paisagem, a travessia já vale a pena por proporcionar uma vista panorâmica do rio Itiberê com barcos e lanchas desfilando pelas águas.

Ilha do Mel

Situada na Baía de Paranaguá, a ilha é habitada por pouco mais de mil habitantes e é considerada um dos paraísos do litoral paranaense. Formada basicamente por ecossistemas de restinga e floresta Atlântica, o lugar se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Entre seus importantes atrativos naturais e históricos, estão as suas belas praias, a Gruta das Encantadas, a estação ecológica, um parque estadual, o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. Visitar a Ilha do Mel é conhecer um dos mais belos atrativos turísticos do Paraná. Várias opções de entretenimentos como praticar mergulho, surfar, escalar, velejar e ainda fazer trilhas e caminhadas. O acesso à Ilha do Mel é por barco, a partir de Paranaguá ou Pontal do Paraná, praia Pontal do Sul.

Santuário do Rocio

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio está localizado na Praça Thomas Sheehan no bairro Rocio e vale ser visitado não só pelos fiéis, mas todos que queiram conhecer mais as belezas históricas da cidade. O santuário construído leva o nome da Padroeira do Paraná. A devoção a Nossa Senhora do Rocio  teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho em Paranaguá, em 1648.

Centro Histórico

Só pela vista dos casarões tombados como patrimônio histórico, com construções do tempo do Brasil Colônia, mas de maioria do período posterior, Brasil Império, o passeio até Paranaguá já é válido. Bares e botequins nos antigos armazéns, o antigo mercado municipal, mais conhecido como mercado do café, charmoso, todo em tijolinho. Ao lado dele o prédio do Mercado do Artesanato, varejão de frutas e verduras, como um todo, o conjunto arquitetônico chama muito a atenção dos visitantes que ainda se deparam com uma homenagem a Iemanjá. uma estátua grande beirando o rio Itiberê nos fazendo lembrar que estamos em terra de pescadores.

Passeio de Barco

Logo após o centro histórico já é possível avistar o cais de embarque à passeios de barco para vários roteiros como à Ilha dos Valadares, e, inclusive, a Ilha do Mel.  Para quem não quiser visitar as ilhas, há opção de um passeio pelo próprio rio Itiberê. 

Mais opções

Com certeza existem mais opções de entretenimento, lugares a serem vistos. A estação antiga de trem de Paranaguá e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, por exemplo. Mas um dia só é pouco para ver e viver os encantos de Paranaguá. Para quem gosta de pacote completo com almoço, tem opções ofertadas inclusive pelo Aquário Marinho, confira. De uma maneira ou outra, só não deixem de visitar o litoral paranaense, a começar por essa cidade maravilhosa que é Paranaguá. Com certeza não te oferece praia, mas te oferece um mar de possibilidades. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: