Curitiba ganha o ‘Jardim das Esculturas’ no dia do seu aniversário de emancipação

Entrega simbólica do Memorial Paranista no Parque São Lourenço. Curitiba, 19/12/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Foi inaugurado no último sábado (19) o Memorial Paranista e o Jardim das Esculturas João Turin, no Parque São Lourenço, em Curitiba. A data escolhida marcou os 167 anos da emancipação política do Paraná. O espaço celebra o Paranismo – movimento cultural que buscou a construção de uma identidade regional para o Estado.

A entrega do Memorial Paranista foi simbólica, porque o projeto segue em curso e será concluído para os 328 anos de Curitiba, em 29 de março de 2021. Neste sábado, já puderam ser apreciadas 12 das 15 esculturas em bronze, do escultor João Turin, dispostas no Jardim das Esculturas.

Além das esculturas ampliadas em proporções heroicas (equivalentes a duas vezes e meia a medida de um homem), o Jardim das Esculturas ganhou elementos de paisagismo da arquitetura paranista e fontes de água, que podem ser contempladas pela população, obedecendo os protocolos contra a covid-19 – com distanciamento e uso de máscaras.

Entre as obras, todas em bronze, um dos destaques é Marumbi, a maior delas, com 3 metros de altura, quase 3 metros de largura, 1 metro de profundidade e aproximadamente 700 kg. Somam-se a ela Índio Guairacá II, Homem-Pinheiro, Pedagogia, Índio Guairacá I, Caridade, Onça Brincando com Filhote, Onças Brincando, Onça Espreita II, Fundação de Curitiba, Onça Descansando e Onça Espreita I.

Exposições permanentes

O Memorial será uma área permanente de exposições de um acervo da obra de João Turin, ícone do Movimento Paranista, criador da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e considerado precursor da escultura no estado. Nasceu em Morretes, em 1878, e morreu em 1949.

Entre as exposições que ocorrerão futuramente estará a de 78 esculturas originais de Turin, feita com apoio do Museu Oscar Niemeyer, que terá no local uma de suas galerias.

O local vai ter ainda teatro, galeria de arte, centro de criatividade, ateliê de esculturas, um memorial dos fundadores da Escola de Belas Artes do Paraná, capela em memória às vitimas do covid-19. Uma loja da rede #CuritibaSuaLinda e um café também estarão entre os espaços.  

Confira as fotos do local:

Fotos: Pedro Ribas/SMCS

Colaboração SMCS Curitiba

Comentários

%d blogueiros gostam disto: