CNH suspensa ou cassada? Curso de reciclagem pode ser feito online no Mato Grosso do Sul

Entenda o passo a passo de como funciona o curso na modalidade EAD e suas aulas online

Plataforma de estudo/ Foto: Bruna Aliane

Entre todas as penalidades das infrações previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a suspensão da carteira de motorista é sem dúvidas uma das mais severas. Isso porque, uma vez que o condutor tem a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, precisa respeitar o tempo estipulado pela autoridade de trânsito do estado para estar apto a realizar o curso de reciclagem e voltar a dirigir.

Atualmente existem algumas situações para que o motorista tenha a sua carteira suspensa, por exemplo:

  • Soma de pontuação: em um período de 12 meses o motorista pode atingir no máximo 20 pontos em sua CNH. Quando obtiver esse número ou até mesmo ultrapassá-lo durante esse tempo, ele terá a carteira de motorista suspensa. O total de pontos é somado de acordo com o a tipificação da infração, pois cada uma delas tem seu valor:
Foto: Bruna Aliane
  • Multas autossuspensivas: são aquelas que levam a suspensão sem que seja necessário o acúmulo de pontos, como:

– Motorista alcoolizado: suspensão de 12 meses;
– Pilotar motocicleta com os faróis apagados: suspensão de um a três meses;
– Pilotar motocicleta sem capacete: suspensão de um a três meses;
– Fazer malabarismo em motocicleta ou equilibrar-se apenas em uma roda: suspensão de um a três meses;
– Ameaçar pedestres: suspensão de um a três meses;
– Omitir socorro à vítima: suspensão de quatro a 12 meses.

A cassação da carteira de motorista é considerada uma penalidade mais grave que a suspensão e, ainda proíbe o condutor de dirigir pelo período de dois anos. Ao final desse prazo, é necessário que o motorista realize a reabilitação, neste caso começar todo o processo teórico do zero, na forma estabelecida pelo CONTRAN.

Assim como na suspensão, as condições que levam à cassação da CNH estão descritas no Código de Trânsito Brasileiro como: dirigir um veículo automotor mesmo quando o condutor está suspenso ou ter sido condenado por algum delito de trânsito e etc.

O curso de reciclagem é obrigatório quando:

– O condutor estiver suspenso do direito de dirigir;
– Caso se envolva em acidente grave, independentemente de processo judicial;
– Se condenado judicialmente por algum delito de trânsito;
– Em qualquer momento, caso seja constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito.

Pensando nisso, a Clan Software, que é uma empresa credenciada pelo DETRAN-MS, oferece aos condutores de CNH suspensa ou cassada do Mato Grosso do Sul o curso de Reciclagem para Condutor Infrator na modalidade online, e é regulamentado pela Resolução nº 730/2018, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Todos os conteúdos, isto é, a sua metodologia de realização e as tecnologias da educação à distância foram analisados e homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), conforme Portaria nº 1056, de 12 de maio de 2020.

Como funciona

O primeiro passo a ser seguido pelo condutor é consultar no site do DETRAN-MS (https://www.detran.ms.gov.br/) se há suspensão ou cassação para a carteira de motorista. Caso constada ele precisa, obrigatoriamente, entregar a sua CNH ao órgão de trânsito competente, nesse caso o DETRAN-MS.

Assim, já é possível começar o Curso de Reciclagem EAD, que tem a duração mínima de três dias, mas o condutor tem até 45 dias para finalizar o curso. É possível estudar a qualquer hora e lugar, pois os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia e também conta com a sua versão em audiobook, onde o aluno consegue ouvir todo o material. Já a plataforma de estudos é compatível com qualquer dispositivo, seja: computador, tablet ou celular (smartphone).

Assim que você é aprovado no Curso de Reciclagem EAD, seu certificado é automaticamente encaminhado ao sistema do DETRAN-MS para registro. Em seguida, você deverá entrar no site do DETRAN-MS e emitir e efetuar o pagamento da sua Taxa de Prova de Presencial de Reciclagem. Após o pagamento da Taxa de Prova, realize o agendamento da sua prova diretamente no site do DETRAN-MS.

Para mais informações, consulte o site: https://reciclagemead.com.br/curso-de-reciclagem-cnh-online/ms

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: