A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba aplicou, até esse domingo (31), 23.692 doses da vacina que imuniza contra o novo coronavírus. Foram vacinados 4.392 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência; 73 indígenas; 128 vacinadores; e 19.099 profissionais dos serviços de saúde da cidade.
A secretaria ressalta que nenhum cidadão precisa procurar os serviços de saúde em busca da vacina. Todos os vacinados vão ser convocados, de acordo com o fluxo de vacinação.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
Para esta primeira fase de vacinação, Curitiba recebeu 23.160 doses da Coronavac para serem aplicadas no público prioritário elencado pelo Plano Municipal de Imunização. As vacinas para a segunda dose estão estocadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão repassadas ao município nas próximas semanas, assim que for encerrada a primeira rodada de vacinação.
Curitiba deve receber nessa primeira etapa 46.320 unidades da vacina Coronavac, contando primeira e segunda doses. No dia 24 de janeiro a SMS recebeu 20.380 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca, que vieram da Índia para o Brasil.
Na sexta-feira (29), o governo do Paraná anunciou o repasse de mais 9.450 doses de Coronavac. Assim, Curitiba recebeu até agora 52.990 doses de vacina contra a covid-19.
Grupos
Os grupos já definidos para receber a vacina nesta fase são: os profissionais da enfermagem que estão atuando como vacinadores na campanha; os moradores, funcionários e cuidadores das 127 instituições de longa permanência; os indígenas da aldeia Kakané Porã, na Regional Tatuquara; os profissionais de saúde dos hospitais; e as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de profissionais de serviços de remoção médica particulares.
Colaboração SMCS Curitiba