Os Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), unidades voltadas ao apoio especializado a crianças e estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades e transtornos funcionais específicos da aprendizagem, voltarão a atender presencialmente a partir do início do ano letivo da rede municipal de ensino, em 18 de fevereiro. Porém, sem aglomerações e respeitando as regras de distanciamento e higienização, devido à pandemia do novo coronavírus.
No ano passado, o atendimento teve que ser realizado on-line para aqueles que frequentavam os CMAEEs, as Salas de Recursos de Aprendizagem ou as Salas de Recursos Multifuncionais. Agora, as famílias poderão optar pelo modelo remoto ou presencial nos CMAEEs e nas Salas de Recursos. Toda a rede municipal de ensino está preparada para atender crianças e estudantes de maneira remota ou presencial.
• Clique aqui agora e receba todas as principais notícias do Diário de Curitiba no seu WhatsApp!
A diretora Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) da Secretaria Municipal da Educação, Gislaine Budel, explica que as salas de atendimento recebem estudantes de forma individual ou em pequenos grupos, que serão readequados.
“Faremos os agendamentos de maneira a evitar o excesso de frequentadores nessas unidades, tanto nos CMAEEs como nas Salas de Recursos. Naturalmente, será obrigatório o uso de máscaras, álcool em gel 70% e distanciamento por parte de todos”, reforça Gislaine.
A Secretaria Municipal da Educação oferece 15 modalidades de atendimento a estudantes em processo de inclusão, o que permite a cada um ser atendido com equidade, conforme suas necessidades.
Atendimento ampliado
O número de crianças e estudantes atendidos pelos programas e modalidades da Educação Especial da rede municipal cresceu de 33,6 mil em 2017 para 44,5 mil em 2020.
O levantamento refere-se às crianças dos CMAEEs, salas de recursos, classes especiais e de escolarização hospitalar (que beneficia estudantes internados em tratamento de saúde).
Curitiba conta atualmente com 11 CMAEEs, um em cada uma das dez regionais, mais o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA), inaugurado em setembro de 2019 na sede da Secretaria da Educação, no bairro Alto da Glória. O CEETEA é um CMAEE específico para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Colaboração SMCS Curitiba